Ponte do lago de Palmas volta a ter fiscalização eletrônica um ano e sete meses após retirada de radares


Novos equipamentos foram instalados em três pontos da estrutura entre Palmas e Luzimangues. Funcionamento nos primeiros dias está sendo educativo. Radares estão sendo instalados na Ponte de Palmas
Ageto/Governo do Tocantins/Divulgação
Depois de um ano e sete meses sem fiscalização eletrônica a Ponte da Amizade e da Integração, entre Palmas e o Distrito de Luzimangues, voltará a ser monitorada por radares. Os equipamentos foram instalados em três pontos da estrutura para controlar a velocidade de quem transita pelo local.
Os radares tinham sido retirados em janeiro de 2020 após o fim de um convênio com a Prefeitura de Palmas. Desde então a via estava sendo fiscalizada por agentes da Polícia Militar e do Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran).
Os novos equipamentos foram instalados na saída de Palmas, no início do ponto mais alto da ponte e na entrada do distrito de Luzimagues.
Segundo a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), os radares são fundamentais para a redução de acidentes e a instalação também atende pedido da população devido ao comportamento imprudente dos condutores.
Apenas entre os anos de 2019 e 2020, por exemplo, foram registrados 59 acidentes, entre os quilômetros 0 e 9 da TO-080, sendo 35 com vítimas de lesões, 20 sem vítimas e quatro acidentes com vítima fatal. Grande parte ocorre por ultrapassagens inadequadas.
Os radares deverão funcionar de forma educativa por alguns dias, sem registrar as infrações, mas logo passarão a multar os motoristas que desrespeitarem as normas de trânsito. As imagens serão acompanhadas pelo Centro de Comando e Operação na sede em Palmas.
Outros trechos
O governo voltou a prometer a instalação de radares eletrônicos em diversos trechos de rodovias nas regiões central, norte e sul do estado. Segundo a Ageto, foi feito um estudo e classificação dos 5,8 mil km de rodovias para selecionar estes pontos, mas não foi dado um prazo de quando as instalações devem começar.
Na região central: na TO-010, que liga Palmas a Lajeado; TO-050, entre Palmas e Porto Nacional; TO-255, entre Porto Nacional a Fátima; TO-030, que liga Palmas ao Distrito de Taquaruçu; TO-020, entre Palmas a Aparecida do Rio Negro.
Na região sul: trecho da TO-387, na curva conhecida como Apertado da Hora, em Palmeirópolis.
Região norte: TO-222, em Araguaína.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.