Governadores do Tocantins e Maranhão assinam acordo de cooperação para construir ponte entre os estados


Estrutura deverá ser erguida no rio Tocantins entre Filadélfia (TO) e Carolina (MA); não foi informado quando obra começa. Um documento semelhante foi assinado entre os dois governantes em 2019, mas acabou não saindo do papel. Governadores Mauro Carlesse (centro) e Flávio Dino (dir.)
Ana Paula Rehbein/TV Anhanguera
Os governadores de Tocantins e Maranhão, Mauro Carlesse (PSL) e Flávio Dino (PSB), se reuniram na tarde desta quinta-feira (22) para assinar um acordo de cooperação para construir a ponte entre Filadélfia (TO) e Carolina (MA), ligando os dois estados. Um documento semelhante foi assinado entre os dois governantes em 2019, mas acabou não saindo do papel.
Flávio Dino chegou ao estado durante a manhã e foi recebido por Mauro Carlesse no Palácio Araguaia, em Palmas. Os dois fizeram uma reunião, junto com secretários de ambos os estados. Durante a tarde foi apresentado um Projeto de Integração Geopolítica Interestadual, no qual a construção da ponte foi incluído.
O último protocolo de intenções para construção desta ponte tinha sido assinado durante o 19º Fórum da Amazônia Legal, em São Luiz (MA). O projeto é para construir a estrutura sobre o rio Tocantins ligando a TO-222 e a rodovia MA-230.
Durante a coletiva o governador Flávio Dino afirmou que desta vez está sendo assinado um acordo de cooperação e nos próximos seis meses uma licitação será aberta, sob o comando do governo do Maranhão.
O primeiro passo do projeto deverá ser um estudo de viabilidade técnica em que serão investidos aproximadamente R$ 8 milhões. Não foi informado quanto cada estado vai desembolsar ou de onde sairão os recursos.
A previsão de conclusão da ponte é de dois a três anos, mas não foi informado quando a obra deve ser licitada ou qual a previsão de início.
O projeto também estaria incluído no pacote de obras ‘Tocando em Frente’, prometido pelo governo no início de julho. O G1 solicitou mais informações sobre a ponte e aguarda um posicionamento do governo do Tocantins.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.