Naturatins aumenta número de turistas permitidos em atrativos do Jalapão


Técnicos disseram avaliar a situação da pandemia em Mateiros como tranquila e por isso decidiram pela flexibilização. Agendamento segue restrito a agências de turismo e guias cadastrados. Dunas do Jalapão; atração é uma das afetadas pelas normas de visitação
Lester Scalon/Avis Brasilis
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que administra as atrações do Parque Estadual do Jalapão que estão em áreas públicas, decidiu aumentar a quantidade de visitas diárias permitidas nos atrativos do parque. O fluxo de turistas é controlado desde outubro de 2020, quando o Jalapão foi reaberto após meses fechado por causa da pandemia de Covid-19.
Para realizar a ampliação, os técnicos avaliaram o cenário da pandemia em Mateiros, município onde ficam a maioria das atrações sob a responsabilidade do Estado. “O cenário está tranquilo aqui em Mateiros, com baixo registro de novos casos e a população continua se cuidando e a Instrução Normativa orienta sobre as práticas que devem ser adotadas para visitação dos atrativos, fazendo com que o Jalapão possa voltar a ser visitado por quem deseja apreciar suas belezas”, disse a supervisora da Área de Proteção Ambiental do Jalapão, Rejane Nunes.
Veja as novas limitações
Dunas – 300 pessoas por dia
Cachoeira da Velha – 300 pessoas por dia
Prainha do rio Novo – 300 pessoas por dia
Serra do Espírito Santo – 200 pessoas por dia
Outras atrações, como os fervedouros ou a cachoeira do Formiga, estão em áreas particulares e por isso o controle do fluxo é realizado pelos proprietários. Nas atrações públicas, só é permitida a entrada de turistas acompanhados por guias e agências cadastrados no Naturatins e apenas eles podem solicitar o agendamento. Cada guia pode levar no máxiomo 10 pessoas. O prazo mínimo para fazer os pedidos é de quatro dias de antecedência.
Cachoeira da Velha é uma das atrações do Jalapão
Divulgação/Edvânia Peregrini
Os horários de visitação permitidos para estes atrativos seguem os mesmos: Para as Dunas é, de 7h às 11h e das 14h às 17h; Serra do Espírito Santo, das 4h às 11h; e Cachoeira da Velha/Prainha do Rio Novo, das 8h às 16h.
É obrigatório o uso de máscaras e o distanciamento social durante a visita deve ser mantido. Além disso, as agências de viagens e turismo, os guias e os condutores serão responsáveis pelo retorno do lixo gerado pelo grupo.
Desde o começo da pandemia, a cidade de Mateiros registrou pouco mais de 500 casos e não teve nenhuma morte confirmada pela doença.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.