Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta de onda de frio para o Tocantins


Queda de temperaturas no estado ocorre durante as noites e madrugadas. No início da semana Palmas registrou a menor temperatura do ano. Inmet emitiu alerta de onde ade frio para o Tocantins
Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de onda de frio para as regiões sudeste, Sul, oeste e central do Tocantins, podendo atingir mais de 40 cidades. A queda de temperaturas no estado ocorre durante as noites e madrugadas e vem sendo registrada desde o início da semana em algumas cidades.
O aviso também vale para partes do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. O grau de severidade do alerta é de ‘perigo’, com previsão de temperatura até 5 °C abaixo da média por um período de três a cinco dias. O risco maior é para as pessoas em situação de rua.
Na última segunda-feira (28) Palmas teve a menor temperatura registrada neste ano: 17.2 C°. Naquele dia os moradores aproveitaram para se divertir com memes nas redes sociais.
Outros municípios do estado vêm registrando temperaturas ainda menores na casa dos 13 °C, como no caso de Lagoa da Confusão e Rio Sono.
O professor José Luiz Cabral, do núcleo de meteorologia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), explicou que essa variação da temperatura é comum durante o período de estiagem no estado e vai continuar ao longo do mês.
“As nuvens funcionam como termorreguladoras. Elas aprisionam a energia e fazem com que haja esse calor. A partir do momento que o sol se põe e não tem a nebulosidade a energia não vai ficar retida e vai se perder. Como ficamos 12 horas sem a presença do sol, toda essa energia que recebemos durante o dia vai ser perdida durante a noite. Quando chega a madrugada a temperatura consequentemente são mais baixas”, explicou.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.