Prefeitura implanta novos modelos de rotatórias para avenidas de Palmas


Pelo texto, apenas rotatórias novas ou que forem passar por readequações precisam seguir os novos padrões. Capital é conhecida pela quantidade de rotatórias, que estão nos cruzamentos de praticamente todas as avenidas da cidade. Palmas terá novos modelos de rotatórias
Reprodução/TV Anhanguera
A Prefeitura de Palmas publicou um decreto na noite desta sexta-feira (18) em que implanta novos modelos de rotatórias a serem utilizadas na capital. A cidade é conhecida por ter estruturas deste tipo em praticamente todos os cruzamentos de avenidas, característica que sempre dividiu as opiniões de motoristas na cidade.
Pelo texto, as mudanças valem apenas para novas rotatórias ou para as que forem passar por readequações. As antigas seguem no mesmo padrão. Os novos modelos são parecidos com o projeto implantado na rotatória entre as avenidas NS-2 e LO-5, perto da Feira Coberta da 304 Sul e do Espaço Cultural em 2018. A gestão da prefeitura na época tinha informado que o modelo era um teste e que iria avaliar o uso no restante da cidade.
O decreto publicado nesta sexta prevê dois modelos para as rotatórias, um com raio de 30 e outro de 40 metros. Nos dois casos as rotatórias terão três faixas, sendo que duas correrão no formato circular e que a terceira faixa, mais externa, faça o contorno das quadras.
Palmas tem avenidas retas que se cruzam de forma perpendicular
Reprodução/TV Anhanguera
A terceira faixa em formato mais ‘reto’ seria útil ao motorista que quer utilizar a primeira saída da rotatória, enquanto as faixas internas seriam para quem precisa fazer o contorno e utilizar alguma das outras três saídas. Os projetos são assinados pelo arquiteto Eraldo Luís Lopes Carvalho. O texto explica que entre os objetivos da mudança estão “o fluxo adequado, livre e seguro de veículos na cidade, evitando os pontos de conflito, bem como diminuindo o risco de acidentes”.
Por ser uma cidade planejada, Palmas é caracterizada por avenidas retas que se cruzam de forma perpendicular. A opção por utilizar rotatórias é para evitar que o trânsito fique congestionado nas entradas dos cruzamentos. A exceção mais notável ao uso das rotatórias na cidade é a Avenida Teotônio Segurado, que tem semáforos nos cruzamentos.
Novo modelo deverá ser usado nas novas rotatórias em Palmas
Reprodução/TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.