Tocantins investiga novo caso suspeito de variante do coronavírus


A Secretaria de Estado da Saúde disse que a investigação ainda não conseguiu confirmar qual das variantes do vírus seria a do caso em questão. O governo afirma que se trata de um caso importado, portanto sem transmissão local. Estrutura do coronavírus tem formato de coroa
Radoslav Zilinsky/Getty Images/Arquivo
O Governo do Tocantins informou nesta quarta-feira (16) que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está investigando um novo caso suspeito de variante do coronavírus no estado. A SES afirma que o caso é importado, portanto sem transmissão local. Detalhes como sexo, idade e origem do paciente não foram divulgados pela secretaria.
Até o momento, a investigação não foi capaz de identificar a variante específica desta pessoa. Atualmente, além dos casos mais comuns da Covid-19, há quatro casos da variantes P1 Gama registrados no estado no começo do ano. Esta variante é a identificada originalmente em Manaus (AM) e que ficou conhecida como a variante brasileira internacionalmente. Não houve mortes de pacientes confirmados com as novas variantes no Tocantins.
Secretaria de Saúde do TO investiga suspeita de paciente infectado com nova variante
O governo informou ainda que não confirmou, até o momento, nenhum caso de reinfecção no estado. Recentemente o Laboratório Central do Tocantins começou a contar com um equipamento que faz o sequenciamento genético do vírus e que poderia acelerar a identificação de novas variantes em circulação.
O primeiro caso de uma variante no estado foi confirmado em fevereiro, em um paciente que veio de Manaus durante o colapso do sistema de saúde do Amazonas. Depois, em abril, um boletim do Ministério da Saúde sobre a pandemia de Covid-19 apontou que o Tocantins tinha quatro pacientes com casos confirmados da mesma variante. Desde então não houve novas confirmações.
Nota da Secretaria de Estado da Saúde na íntegra
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que, no Tocantins, existe um caso em investigação de contaminação suspeita de caso importado – caso este, ainda sem definição de variante viral. Até o momento, foram confirmados quatro casos da variante P1 Gama, variante brasileira, identificada em Manaus, sem óbitos. Reforçamos que estes casos não são casos recentes, mas sim identificados no início de 2021.
Enfatizamos que, no Tocantins, também não há nenhuma confirmação de caso de reinfecção pelo Coronavírus.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.