MPE pede que barragem de irrigação tenha funcionamento suspenso após morte de peixes no rio Dueré


Milhares de peixes começaram a morrer no fim de maio depois que o fluxo de água ser quase fechado totalmente. Ação é contra uma fazenda e o Instituto Natureza do Tocantins. Morte de peixes é registrada em estação elevatória em uma fazenda de Dueré
O Ministério Público pediu que a Justiça interrompa o funcionamento de uma barragem elevatória no rio Dueré, na região sul do estado. A estrutura fica dentro de uma fazenda e é utilizada para captação de água para irrigação de lavouras. Há duas semanas milhares de peixes apareceram mortos após o fluxo de água ser quase fechado totalmente.
A ação cautelar foi iniciada neste domingo (6) pela Promotoria de Justiça Regional Ambiental do Araguaia contra a fazenda onde a barragem foi construída e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
De acordo com o MPE, a intenção é suspender a atividade econômica de subirrigação da propriedade agroindustrial, interrompendo a retirada de água e a operação da elevatória. A irregularidade que supostamente causou a morte de peixes teria sido registrada entre os dias 27 e 2 de junho.
Morte de peixes em estação elevatória no rio Dueré
Reprodução
O MPE disse que recebeu inúmeras denúncias anônimas por meio da ouvidoria. Na semana passada o caso foi denunciado ao G1 pelo próprio secretário do meio ambiente de Dueré. Na ocasião o Naturatins afirmou que enviou fiscais e confirmou o fato, mas disse que não havia laudo conclusivo sobre o ocorrido.
O Ministério Público afirmou que Polícia Militar Ambiental também fez uma vistoria e emitiu um laudo preliminar. Esse documento foi utilizado neste pedido à Justiça para que não ocorra obstrução do fluxo hídrico pela barragem.
O G1 solicitou um novo posicionamento do Naturatins e aguarda resposta. Nenhum responsável pela fazenda onde a elevatória foi construída foi encontrado pela reportagem para comentar o caso.
Peixes mortos no rio Dueré
Reprodução
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.