Provas do concurso da PM do Tocantins serão aplicadas neste domingo (6) em 20 cidades


São quase 45 mil inscritos concorrendo 1 mil vagas para o cargo de soldado. Candidatos devem ficar atentos às regras do certame e medidas prevenção ao coronavírus. Concurso vai selecionar 1 mil novos policiais militares para o Tocantins
PM/Divulgação
As provas objetivas do concurso da Polícia Militar serão realizadas neste domingo (6) em 19 cidades do Tocantins e em Brasília (DF). São quase 45 mil inscritos concorrendo a 1 mil vagas para o cargo de soldado. As avaliações terão cinco horas de duração com início às 13h (horário local). A consulta aos locais de aplicação foi liberada na segunda-feira (1°) no site do Cebraspe.
Os candidatos devem ficar atentos às regras para realização das provas e também com as medidas de prevenção ao coronavírus. Em Araguaína, no norte do Tocantins, os inscritos precisam ter ainda mais atenção, pois a cidade está em lockdown.
Os supermercados da cidade devem estar fechados neste domingo (6), mas os candidato poderão pedir comida por delivery. Os serviços de táxi e mototáxi estarão funcionando normalmente.
A PM informou as seguintes recomendações:
Comparece ao local de provas com antecedência mínima de 1 hora, levando caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, comprovante de inscrição e documento de identificação original;
Não serão permitidos o uso de aparelhos eletrônicos, óculos escuros, lápis, marca-texto, chapéu, boné, qualquer recipiente ou embalagem que não seja fabricado com material transparente, dentre outros acessórios e equipamentos especificados em edital. O candidato que for flagrado será eliminado;
Tendo em vista as medidas de proteção ao coronavírus, o candidato deverá comparecer ao local de aplicação das provas usando máscara e levando outras de reserva para realizar a troca a cada duas horas;
A temperatura corporal dos candidatos será verificada no local;
Candidatos com Covi-19 não poderão fazer a prova;
É necessário obedecer ao distanciamento adequado, conforme demarcação do piso com fita adesiva e respeitar o controle de saída ao término das provas para evitar aglomeração;
Serão disponibilizados frascos de álcool em gel 70% nas salas e nos locais de circulação, bem como sabão líquido e papel toalha nos banheiros.
O concurso
O concurso da PM do Tocantins oferece mil vagas para soldados, sendo que 25 delas destinadas ao quadro de músicos, outras 25 para área da saúde, sendo 20 para técnico de enfermagem e cinco para técnico em saúde bucal. O efetivo operacional, portanto, será de 950 novos policiais. Confira o edital.
Os salários iniciais, após os cursos de formação, são de R$ 3.330,99 devendo o militar ficar no mínimo 36 meses na graduação. Ao todo, 45.815 candidatos se inscreveram. Este concurso está sendo feito porque o anterior, realizado em 2018, teve as provas anuladas por causa de fraudes.
Cronograma do concurso
As provas objetivas e a redação terão serão aplicadas no dia 6 de junho de 2021, às 13h. A duração será de 5 horas.
A divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva e o padrão preliminar de respostas da prova de redação ocorrer no dia 8 de junho a partir das 19h.
O prazo para recursos será entre os dias 9 e 10 de junho.
O resultado final na prova objetiva e de resultado provisório na prova de redação serão divulgados no dia 29 de junho.
Veja as cidades que terão provas
Araguaína
Araguatins
Augustinópolis
Axixá do Tocantins
Esperantina
Ananás
Arraias
Dianópolis
Natividade
Paranã
Taguatinga
Gurupi
Palmas
Guaraí
Miracema do Tocantins
Miranorte
Paraíso do Tocantins
Pedro Afonso
Porto Nacional
Brasília (DF)
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.