Falta de iluminação e policiamento deixa moradores com sentimento de abandono: ‘Vivendo no terror’


Insegurança é tanta que os moradores do Santa Fé 2 pediram para não serem identificados. Assaltos estão acontecendo em plena luz do dia e moradores pensam até em mudar de bairro. Moradores do Santa Fé reclamam da falta de iluminação e insegurança na região
Os moradores do Setor Santa Fé 2, na região sul de Palmas, estão se sentindo abandonados e esquecidos pelo poder público. Sem iluminação pública, os assaltos estão sendo registrados em plena luz do dia e os moradores vivem um verdadeiro “terror”.
O medo é tanto que os moradores não quiseram nem se identificar. “Já teve muitos casos de furtos, de roubos aqui na região. Aí a gente não vê um patrulhamento, a polícia passar para pelo menos dar aquela segurança mais um pouco. Aí não come direito, não dorme direito. Tá vivendo aqui no terror”, disse uma moradora.
Moradora relata terror em bairro de Palmas
Reprodução/TV Anhanguera
Se mudar do setor, inclusive, se tornou uma prioridade para alguns moradores. “Só não mudei mesmo porque não tá achando lugar. Porque se a gente achar o jeito é mudar porque não tá aguentando ficara. Como que a gente vai vier em um lugar sem dormir, sem deixar as crianças da gente brincar. Eles já estão ruim porque não tá indo pra escola. Aí em casa não brinca, num fica à vontade, tem que ficar só lá dentro de casa o dia inteiro”, afirmou.
Os moradores até criaram um grupo em um aplicativo de celular para tentar se ajudar. “Nós fizemos um grupo de vizinhos e esse grupo ajuda muito porque quando nós vamos sair a gente manda mensagem e todos os vizinhos sabem. Nesses dias nem estamos indo porque está escuro demais as ruas”, contou outro morador.
Basta andar pelas ruas do setor para entender porque os moradores se sentem esquecidos, muitas ruas não têm nem postes de iluminação. Com isso, uma noite tranquila acaba virando um pesadelo. É o que afirma outra moradora que vive no setor há cinco anos.
“Eu vejo esse setor nosso um pouco esquecido, na verdade. Nós não temos segurança nenhuma, a gente não tem um policiamento. A gente não é visto por ninguém, nem pela sociedade”, disse.
Mesmo à luz do dia os criminosos entram em ação. “A minha filha já foi assaltada aqui até de dia. Ela foi assaltada era meio-dia, vinha da escola e o rapaz abordou ela aqui na chegada de casa, cerca de 30 metros da minha porta, e levou o celular dela”.
Os moradores afirmam que falta policiamento e esperam uma resposta do poder público. “Eu queria muito que o poder público voltasse o olhar pra gente, enxergasse que a gente existe. Trouxesse iluminação pública para nós, trouxesse um patrulhamento aqui para a gente que já iria nos dar uma segurança.”
A Prefeitura de Palmas disse que os reparos de iluminação no setor Santa Fé II estão previstos para serem executados no próximo mês, na primeira quinzena do mês de junho. A Polícia Militar foi procurada pela TV Anhanguera, mas não se posicionou.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.