Mais de 1 mês após anunciar auxílio de R$ 200, Prefeitura de Palmas não sabe quando dinheiro será liberado


Pacote social vai atender cerca de 15 mil famílias impactadas pela pandemia da Covid-19. Secretária responde sobre próximas etapas do auxílio emergencial de Palmas
A Prefeitura de Palmas ainda não deu uma previsão para liberação do auxílio emergencial de R$ 200. O ‘Cartão da Família’ será destinado a mais de 15 mil moradores que foram impactados pela pandemia da Covid-19. No dia do anúncio do pacote social a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) disse que a previsão era de que em um mês, dia 13 de maio, os beneficiários já estivessem com os cartões em mãos, porém eles ainda não foram confeccionados e nem lista provisória foi divulgada. (Veja o vídeo)
O anúncio do pacote social foi feito no dia 13 de abril e o prazo de inscrição terminou no último dia 7 de maio com mais de 15,9 mil inscritos. A secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia do Amaral, disse que “um grande número de pessoas” não cumpre as regras para o cadastro. Confira quem pode ser beneficiado.
Nesta terça-feira (25) a secretária afirmou que a prefeitura ainda vai cruzar os pedidos com dados do Governo Federal. Uma das regras do auxílio é de que nenhum membro da família do inscrito esteja inserido em outro programa ou receba benefício assistencial ou previdenciário.
“Nós estamos terminando alguns processos administrativos. A partir do momento que nós encerramos as inscrições, começamos agora essa análise cadastral. Hoje estaremos recebendo a lista preliminar, iremos repassar à Secretaria de Administração, ao INSS, Tribunal de Contas do Estado e Caixa Econômica para cruzamento de dados. A partir daí nós teremos a publicação da lista preliminar. Eu quero pensar que até na próxima semana a gente já faça a divulgação dessa primeira lista abrindo aquele prazo de três dias para que nossos usuários entrem com recurso diante das nossas análises cadastrais”, explicou a secretária de desenvolvimento social.
A secretária afirmou que os cartões para recebimento do auxílio ainda não começaram a ser confeccionados. Segundo o Diário Oficial de Palmas desta segunda-feira (24), as empresas credenciadas para a fabricação são: TRIVALE ADMINISTRAÇÃO LTDA e VÓLUS TECNOLOGIA E GESTÃO DE BENEFÍCIOS LTDA.
“Iremos agora partir para a parte burocrática: assinatura de contrato, fazer a notificação dessas empresas para que elas possam estar imprimindo os cartões. Tem todo um processo. Pelo nosso edital a empresa tem até 15 dias para nos entregar os cartões em condições de serem entregues ao usuário”, disse Patrícia do Amaral.
Segundo a secretária, os cartões só começam a ser entregues após a lista definitiva de beneficiados ser divulgada pela Prefeitura. Porém a data de publicação não foi informada.
“Seguindo determinação da prefeita temos corrido bastante para fazer com que as pessoas possam estar acessando a esse benefício. Temos que lembrar que a administração pública tem ritos legais a serem cumpridos […] mas nos próximos 15 dias nós teremos uma notícia mais certa”, disse a secretária Patrícia do Amaral.
Prédio da Prefeitura de Palmas
Valério Zelaya/ Divulgação
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.