Formoso do Araguaia suspende temporada de praias pelo 2º ano seguido e determina toque de recolher


Decreto também impede a abertura de acampamentos e aglomerações em chácaras ou ranchos. A cidade está entre as mais afetadas pela pandemia de Covid-19 no Tocantins. Praia Recanto da Ilha, em Formoso do Araguaia
Sydney Neto/TV Anhanguera
A Prefeitura de Formoso do Araguaia, na região oeste do Tocantins, emitiu um novo decreto para endurecer as restrições de combate ao coronavírus. A medida foi necessária por causa da proximidade do período em que tradicionalmente ocorre a temporada de praias no Tocantins. A preocupação era de que turistas querendo aproveitar os rios e lagos da região acabassem causando aglomerações na cidade.
Pelo segundo ano consecutivo, toda a programação da temporada foi suspensa. Está proibida a abertura de áreas de camping e instalação de ranchos e acampamentos. A multa prevista para quem for flagrado em uma situação do tipo é de R$ 500 e a pessoa ainda terá que responder por crime contra a ordem e a saúde pública.
O documento também impede que os moradores coloquem música ao vivo, mecânica e automotiva, ou quaisquer outros instrumentos sonoros em bares ou restaurantes. Também é obrigatória a suspensão do uso dos espaços dançantes, sendo que eles devem ser interditados em estabelecimentos que tiverem pistas.
Quanto ao consumo de bebida alcoólica, fica proibido o consumo em mercados, supermercados e distribuidoras de bebidas, ficando autorizado apenas a venda, até as 23h30. O decreto deixa terminantemente proibido o consumo de bebida alcoólica em todo e qualquer local público no município.
Também foi criado um toque de recolher entre 0h e 5h, e o cidadão que for flagrado fora de sua residência neste horário deverá justificar e comprovar o motivo da saída. Sujeitos a multa e penalizações.
Formoso do Araguaia tem praias famosas principalmente na região da ilha do Bananal. A praia Recanto da Ilha é uma das mais populares do estado nos meses de estiagem. A cidade atualmente está na oitava colocação entre as mais afetadas pela pandemia no estado e já acumula 2.512 casos e 43 mortes. A cidade não tem hospitais de referência e os casos graves são encaminhados para Gurupi ou Palams.
Horários do comércio alimentício
Os Bares, restaurantes, pit dogs, açaiterias, pizzarias, sanduicherias, espetinhos e conveniências poderão funcionar até as 23h30, incluindo delivery. Todos devem obedecer medidas de segurança e restrições, com a capacidade total máxima de atendimentos de 50%. É obrigatório a fixação de placa informativa. São permitidas até duas cadeiras por mesa com capacidade de quatro pessoas.
Pratica esportiva e escolas
A prática de esportes em parques, quadras , campos de futebol, praças, academias ao ar livre e similares é permitido até as 22h. Quem for praticar deve ficar atento as medidas de segurança
As aulas municipais ficam suspensas temporariamente da rede pública municipal e estadual de ensino, até que se complete a vacinação dos profissionais de ensino. As escolas particulares poderão ocorrer de forma presencial, desde que respeitados o plano de contingência apresentado pela Secretaria de Educação do Estado do Tocantins.
Eventos
Permanece proibida a realização de bailes, eventos, festas, shows, formaturas, colações de graus, casamentos, confraternizações, aniversários, reuniões, campeonatos de futebol e correlatos. Qualquer aglomeração acima de oito pessoas (excluídos os moradores de cada imóvel) em residências, chácaras ou propriedades privadas, urbanas e rurais, constitui infração.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.