Pazuello culpa empresa e Secretaria de Saúde por falta de oxigênio em Manaus

Pazuello na CPI

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello culpou a empresa fornecedora de oxigênio hospitalar e a Secretaria de Saúde do Amazonas pela falta de oxigênio em Manaus-AM no início do ano que acarretou em milhares de mortes por covid-19. Pazuello não atribui o colapso ao Ministério da Saúde.

Perguntado pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM) a quem deve se atribuir a culpa do problema, Pazuello eximiu o Ministério da Saúde. “A empresa White Martins, que é a grande fornecedora, somada à produção da Carboxi, que é uma empresa menor, vinha consumindo sua reserva estratégica e não fez essa posição de uma forma clara desde o início. Começa aí a primeira posição de responsabilidade, não tem como nós isentarmos essa primeira posição”, disse. “O contraponto disso é o acompanhamento da Secretaria de Saúde que não o fez. Se a Secretaria de Saúde tivesse acompanhado de perto a situação da produção e consumo do oxigênio, teria descoberto que estava sendo consumida uma reserva estratégica e que medidas deveriam ser feitas imediatamente”, prosseguiu.

“Vejo ai duas responsabilidades muito claras. Uma começa na empresa que consome a sua reserva estratégica e não se posiciona de uma forma clara e a outra da Secretaria de Saúde.”

Eduardo Braga também questionou Pazuello sobre o Hospital de Campanha Nilton Lins, aberto e fechado no ano passado e que foi reaberto em janeiro deste ano devido ao caos em Manaus. O ex-ministro declarou que a decisão de abrir e fechar a unidade no ano passado foi do Governo do Amazonas.

Braga, então, cravou: “No caso do Amazonas, cometeram um crime de responsabilidade para om o povo. Nós sabíamos que iriámos precisar desse hospital de campanha para salvar vidas.”

O post Pazuello culpa empresa e Secretaria de Saúde por falta de oxigênio em Manaus apareceu primeiro em Jornal de Brasília.


Leia matéria na íntegra no Site Portal de Brasília

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.