Palmas deve receber 4.680 doses da Pfizer para vacinar pessoas com comorbidades


Previsão é que imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde cheguem ao Tocantins durante a madrugada desta quarta-feira (19). Doses da Pfizer devem chegar ao Tocantins durante a madrugada
Divulgação/Mariana Ferreira
Uma nova remessa com 4.680 doses da Pfizer deve chegar ao Tocantins nesta quarta-feira (18). Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), desta vez o imunizante não será distribuído para vários municípios e será usado exclusivamente para vacinar pessoas com comorbidades que vivem em Palmas.
A previsão é que o lote enviado pelo Ministério da Saúde chegue à Palmas durante a madrugada. Depois os frascos serão conferidos por uma equipe da SES. “Logo que as novas doses forem conferidas já repassaremos à capital, para que a população seja atendida”, disse a gerente de imunização, Diandra Sena.
Em Palmas, atualmente, podem ser imunizadas pessoas maiores de 60 anos, e moradores a partir dos 45 anos que tenham comorbidades. Gestantes e puérperas com comorbidades e acima de 18 anos também estão sendo vacinadas. Veja aqui as informações do cronograma para esta semana.
A Secretaria Municipal de Palmas (Semus) afirmou que as doses da Pfizer podem acabar com as ações de vacinação realizadas nesta terça-feira (18). Se isso acontecer será “necessário que as grávidas e puérperas com comorbidades aguardem a chegada de novas remessas para aplicação da primeira dose”, disse a Prefeitura.
Na última semana Palmas ficou sem doses da CoronaVac e suspendeu aplicações do imunizante. Na época a Prefeitura informou que só teria previsão de retorno quando o governo divulgasse a data de retirada da próxima remessa.
Porém a situação não deve ser resolvida de imediato. Na última sexta-feira (14) o Estado informou que as novas remessas de CoronaVac não seriam suficientes para vacinar todos que precisam da 2ª dose no Tocantins.
Vacinação no Tocantins
Segundo o Vacinômetro, página que monitora a imunização no Tocantins, o estado já recebeu 542.500 doses de vacinas do Ministério da Saúde, sendo que 441.018 foram distribuídas aos municípios e 338.992 foram aplicadas.
São 219.792 aplicações referentes à primeira dose e 119.200 da segunda dose da vacina. Os dados foram atualizados no fim da manhã desta terça-feira (18).
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.