Após indiano chegar com covid, mais dois tripulantes testam positivo

Após um indiano de 54 anos que chegou ao Maranhão de barco testar positivo para a covid-19 no sábado (15), mais dois tripulantes da embarcação foram diagnosticados com a doença nesta segunda (17). Segundo a Secretaria de Saúde do estado, eles foram encaminhados a um hospital de São Luís-MA.

Em nota, a SES disse que uma “equipe técnica inspecionou o navio para avaliação clínica dos tripulantes”. Os viajantes estão isolados em cabines individuais, e o navio que os trouxe da Cidade do Cabo, na África do Sul, está em alto mar.

A SES segue acompanhando o caso. Leia a íntegra da nota emitida:

“A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que, neste domingo (16), uma equipe técnica inspecionou o navio “MV SHANDONG DA ZHI” para avaliação clínica dos tripulantes, coleta de amostras para diagnóstico da Covid-19 e investigação epidemiológica dos casos suspeitos. Toda tripulação foi colocada em quarentena e isolada em cabines individuais na embarcação. O navio permanece em alto mar, na área de fundeio, e não chegou a atracar no porto, em São Luís. Durante a inspeção, 23 amostras do tipo PCR foram coletadas, sendo 21 de pessoas assintomáticas e duas de pessoas sintomáticas. As amostras coletadas foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN/MA) e para o Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, que fará o sequenciamento genômico. Sobre os dois tripulantes sintomáticos, o comandante da embarcação foi orientado a proceder com a transferência destes para unidade de saúde para acompanhamento médico, de acordo com os protocolos de emergência em saúde pública. O primeiro tripulante a testar positivo para Covid-19 segue internado em hospital da rede privada. Segundo levantamento, os 24 tripulantes embarcaram no navio “MV SHANDONG DA ZHI” na África do Sul, na Cidade de Cabo. A Secretaria segue acompanhando o caso, sob coordenação da ANVISA, do Governo Federal”.

O post Após indiano chegar com covid, mais dois tripulantes testam positivo apareceu primeiro em Jornal de Brasília.


Leia matéria na íntegra no Site Portal de Brasília

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.