Média móvel de óbitos por Covid no Brasil completa cinco dias abaixo de 2.000

São Paulo-SP

A média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil ficou abaixo de 2.000 óbitos por dia pelo quinto dia consecutivo, marcando 1.910 neste sábado (15) após quase dois meses superando a marca.

O país registrou 2.067 mortes pela Covid-19 e 69.300 novos casos da doença -e chega, assim, a 434.852 óbitos e a 15.590.613 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia, no ano passado.

Ainda são 115 dias com a média acima de 1.000 óbitos diários. A média é um instrumento estatístico que busca amenizar variações nos dados, como os que costumam acontecer aos finais de semana e feriados. O dado é calculado pela soma das mortes dos últimos sete dias e pela divisão do resultado por sete.

Foram atualizadas as informações repassadas sobre a vacinação contra a Covid-19 por 20 estados e o Distrito Federal.
Nesta sexta, foram registradas 530.552 doses aplicadas da vacina contra a Covid -uma oscilação de 30% para menos em relação ao dia anterior. Foram 275.933 primeiras doses e 254.619 segundas.

De acordo com as informações disponibilizadas pelas secretarias de Saúde, 38.596.357 pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina contra a Covid no país –19.094.815 delas já receberam a segunda dose do imunizante e cerca de um mês após a injeção podem ser consideradas totalmente imunizadas.

Especialistas alertam que cuidados básicos como uso de máscara, distanciamento social e higiene das mãos devem ser mantidos mesmo após a aplicação das duas doses do imunizante, uma vez que nenhuma vacina garante 100% de proteção contra a doença.

Uma retomada mais segura da vida normal deve ser feita apenas quando pelo menos 70% de toda a população estiver imunizada, o que deve proporcionar grande queda na circulação do Sars-CoV-2.

Com os dados vacinais desta sexta, 18,23% da população com mais de 18 anos recebeu a 1ª dose da vacina contra a Covid e 9,02% recebeu a segunda.

Os dados do país, coletados até as 20h, são fruto de colaboração entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas diariamente com as secretarias de Saúde estaduais.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorreu em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes.

As informações são da Folhapress

O post Média móvel de óbitos por Covid no Brasil completa cinco dias abaixo de 2.000 apareceu primeiro em Jornal de Brasília.


Leia matéria na íntegra no Site Portal de Brasília

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.