Adolescente doa cabelo a pacientes com câncer no dia do aniversário: ‘Me sensibilizei com histórias de mulheres’


Nikawana Sofia Coelho completou 17 anos e quis presentear pacientes. Cabelo foi entregue à Liga Feminina de Combate ao Câncer, em Gurupi. Em comemoração de aniversário, adolescente doa cabelo para ajudar pacientes com câncer
Uma adolescente que mora em Gurupi, na região sul do Tocantins, quis comemorar o aniversário de 17 anos uma maneira diferente e fazendo o bem. Sensibilizada com pacientes, Nikawana Coelho decidiu doar parte do próprio cabelo para ajudar a melhorar a autoestima de mulheres que fazem tratamento contra o câncer. O presente foi entregue à Liga Feminina. (Veja o vídeo)
“Acabei lendo algumas matérias que diziam o quanto desafiador está sendo para quem está passando pelo câncer. Me sensibilizei com as histórias de mulheres guerreiras e resolvi doar”, contou Nikawana Sofia Coelho.
Os pais da estudante se surpreenderam quando souberam que a decisão de cortar o cabelo não se tratava somente de uma mudança no visual. “Nós apoiamos com certeza porque é um ato de amor e de solidariedade”, disse a mãe, Maysa Coelho.
Cabelo foi entregue à Liga Feminina de Combate ao Câncer
Reprodução/TV Anhanguera
O cabelo longo foi cortado em um salão da cidade e o ato foi acompanhado por mulheres da Liga Feminina de Combate ao Câncer.
A empresária Wingridy Alves, que já passou por toda a tensão do tratamento e até chegou a doar cabelo após ficar curada, se emocionou com a atitude. “Para a gente é difícil porque faz parte da nossa autoestima. Eu convido todos aqueles que puderem doar cabelo aos pacientes que estão em tratamento contra o câncer. Para a gente é muito gratificante receber”.
Após receber a doação, a Liga Feminina envia os cabelos para uma ONG de São Paulo que é responsável por transformá-los em perucas. Depois de prontas, elas voltam ao Tocantins e são entregues a pacientes que lutam contra a doença.
A doação ganhou admiração também da proprietária do salão. “Achei muito lindo, ainda mais partindo de uma pessoa tão jovem. Vai fazer muitas mulheres felizes, afirmou Meire Ribeiro.
Adolescente doa cabelo no aniversário de 17 anos
Reprodução/TV Anhanguera
Atualmente a Liga Feminina de Gurupi, que atende cerca de 100 mulheres, tem poucas perucas em estoque. Uma voluntária do grupo afirma que a doação também é capaz de ajudar na recuperação das pacientes.
“Você trás alegria, renova as expectativas e trás força para elas nesse momento de recuperação da saúde”, disse Fernanda Santana.
A servidora pública Artele Leite Silva, que faz tratamento contra o câncer desde o ano passado e perdeu os cabelos por causa da quimioterapia, ficou feliz com a sensibilidade da menina. Para Nikawana, a comemoração da nova idade não poderia ter sido melhor.
“É um sentimento de dever cumprido e eu estou muito feliz de fazer parte desse momento”, afirmou a adolescente.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.