Veado é capturado em loteamento residencial de Paraíso do Tocantins


Após ser visto por moradores, animal adulto foi levado ao Centro de Fauna Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), onde recebe tratamento contra carrapatos.. Veado estava em loteamento de Paraíso do Tocantins
Naturatins/Divulgação
Um veado-mateiro foi resgatado no perímetro urbano de Paraíso do Tocantins, na região central do estado. A captura ocorreu após o animal silvestre ser visto por moradores em um loteamento residencial. Nesta quinta-feira (6) ele foi levado ao Centro de Fauna Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
Depois da denúncia, o órgão ambiental foi ao local e identificou que o animal adulto é da espécie que tem nome científico ‘mazama americana’. Para capturá-lo, a equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras) de Paraíso usou equipamentos de imobilização.
Segundo a Naturatins, o animal deve ser avaliado e medicado antes de ter contato com outros animais do Centro de Fauna e de ser devolvido à natureza.
“Identificamos que esse veado-mateiro é um animal macho, adulto, humanizado e portador de ectoparasitas, ou parasitas externos, que se instalam fora do corpo do hospedeiro, como piolhos, ácaro vermelho, pulgas, carrapatos, entre outros; e geralmente se alimentam do sangue”, disse Gabriel Campos, que é técnico do Cefau.
O morador que se deparar com um animal silvestre em áreas urbanas deve solicitar o apoio de órgãos ambientais e jamais tentar realizar o resgate. Além de colocar a pessoa em risco, a ação pode causar ferimentos no animal.
Animal foi levado ao Fauna Instituto Natureza do Tocantins
Naturatins/Divulgação
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.