Idosa recebe transfusão de sangue no corredor do HGP; hospital passa por reforma e pacientes estão em internação improvisada


Problema vem acontecendo há três dias dentro do Hospital Geral de Palmas. As salas vermelha e amarela da unidade foram esvaziadas para obras em meio a pandemia. Pacientes estão internados em corredores do Hospital Geral de Palmas
Pelo terceiro dia seguido pacientes ficaram internados em leitos improvisados nos corredores do Hospital Geral de Palmas (HGP). Nesta quarta-feira (5) até uma transfusão de sangue em uma idosa foi realizada no local. O problema vem acontecendo porque as salas vermelha e amarela do HGP foram esvaziadas para a realização de uma reforma em meio a pandemia.
Imagens feitas durante a tarde mostram a mulher recebendo uma bolsa de sangue em uma maca, ao lado de uma lixeira. Segundo apurado pela reportagem, a paciente recebeu três transfusões ao longo do dia no mesmo local.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi procurada nesta quarta-feira (5) e manteve a mesma nota enviada no dia anterior, afirmando que o HGP está passando por reforma em vários setores e a previsão de retorno aos atendimentos normais é para a próxima semana. (Veja a nota na íntegra ao fim da reportagem)
Idosa recebe transfusão de sangue no corredor do HGP
Reprodução/TV Anhanguera
Especialistas avaliaram que há um risco muito grande deste procedimento ser realizado no corredor porque a transfusão de sangue é delicada e poderia causar reações aos pacientes.
São várias pessoas com condições de saúde delicadas em um mesmo local. Entre eles está um idoso de 86 anos que é paciente renal crônico e tem uma das pernas amputadas. No corredor do hospital há sete dias ele tem dificuldade de locomoção e precisa dividir um único banheiro disponível na ala improvisada.
Na terça-feira (4) até presos estavam internados no corredor junto aos demais pacientes. A presidente do Observatório Social em Saúde e Direitos Humanos, Fátima Dourado, classificou toda a situação como “a prova do descaso com a saúde pública e é um atentado contra a dignidade da pessoa humana”.
Representantes do Conselho Estadual de Saúde estiveram no HGP e confirmaram o problema. A promotoria de Justiça pediu explicações para a Secretaria de Saúde.
Nota da Secretaria de Estado da Saúde na íntegra
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), informa que para melhoria da assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Geral de Palmas (HGP) está passando por reforma e manutenção de vários setores. Os ambientes da sala vermelha e amarela do Pronto Socorro da Unidade estão recebendo estes reparos com previsão de retorno aos atendimentos normais na próxima semana.
A SES lamenta os transtornos e ressalta que esta medida é temporária, provisória e foi planejada devido o baixo fluxo de pacientes na Unidade neste período.
Sobre o paciente citado a SES informa que o paciente está sendo transferido para a ala da internação da Unidade.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.