Primeiras 3.510 doses da Pfizer chegam a Palmas na madrugada desta terça-feira (4)


As doses da Pfizer serão destinadas, inicialmente, apenas para Palmas. Avião também transportará mais 42 mil vacinas da AstraZeneca. Primeira remessa da vacina Pfizer contra a Covid-19 deve chegar a Palmas na madrugada desta terça-feira (4)
Ascom Sesau/ Carla Cleto
As primeiras doses da vacina Pfizer/BioNTech estão previstas para chegar ao Tocantins, na madrugada desta terça-feira (4). Segundo o governo estadual, 3.510 unidades serão destinadas, inicialmente, apenas para Palmas. Em todo o país, serão distribuídas 499.590 vacinas referentes à primeira dose do imunizante.
As unidades serão transportadas em um avião da Latam, que também trará 42 mil vacinas da AstraZeneca. A aeronave vai decolar do aeroporto de Guarulhos, por volta das 23h desta segunda-feira. O voo LA 3079 deve chegar à 01h20, no aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, na capital.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina será destinada para pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente. Entretanto, estados e municípios têm autonomia para seguir com estratégias locais.
O transporte da Pfizer será realizado em embalagens específicas para garantir a temperatura negativa entre -25°C e -15°C. No Tocantins a vacina será armazenada em câmara fria especial, obedecendo aos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
As equipes do estado e do município de Palmas já foram capacitadas para utilização da vacina e já receberam orientações necessárias quanto ao armazenamento e prazos para aplicação em temperaturas que podem ser de no máximo cinco dias à temperatura de +2°C a +8°C e até 14 dias (2 semanas) à temperatura de -25°C à -15°C.
Por conta do curto espaço de tempo e das exigências de armazenamento, o Ministério da Saúde recomendou que as vacinas do primeiro lote fossem distribuídas entre as 27 capitais do país, “de forma a evitar prejuízos na vacinação e garantir o esquema vacinal de 12 semanas entre uma dose e outra”.
O primeiro lote com um milhão de doses da vacina da Pfizer/BioNTech comprado pelo Brasil chegou ao país na quinta-feira (29). Ao todo, o governo federal tem contrato para 100 milhões de doses.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.