Sucupira não registra nenhum infectado por Covid-19 desde o início de abril


Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em março, o município registrou o maior número de casos e endureceu as medidas de proteção. Cidade também não contabilizou nenhuma morte pela doença. Sucupira não registra casos de Covid desde o início de abril
Em Sucupira, sul do Tocantins, desde o início de abril, não são registrados casos da Covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de saúde, em março, o município registrou o maior número de casos e endureceu as medidas de proteção. A cidade também não contabilizou nenhuma morte pela doença, desde o início da pandemia.
A cidade tem quase 2 mil moradores, segundo o IBGE, e já registrou 178 infectados pelo novo coronavírus, desde março de 2020, quando surgiram os primeiros casos no estado.
Apesar de o mês de abril não ter registrado qualquer caso, a situação foi diferente em março deste ano. Foram contabilizados 73 casos diagnósticos. O maior número desde o início da pandemia. Após o cenário, a prefeitura precisou endurecer as regras, decretou Lockdown e passou a controlar a entrada e saída de pessoas.
Bons resultados é fruto de medidas de segurança rígidas e vacinação
Divulgação
“Intensificamos ao máximo as nossas ações, com medidas sanitárias, barreiras sanitárias na entrada da cidade, com ações de conscientização, contratação de segurança extra para fiscalização do decreto e orientação nos órgãos públicos, nos estabelecimentos do município para que toda a população entrasse em parceria com a secretaria de saúde para a gente conseguir mudar a realidade do nosso município”, argumentou a secretária de saúde de Sucupira, Renata Silva.
A população está sendo vacinada desde janeiro. A vacinação é realizada nas zonas rural e urbana para profissionais de saúde e idosos acima de 60 anos. Até agora, foram aplicadas 338 doses e mais de 100 pessoas receberam a segunda dose.
O aposentado Manoel Alves, de 80 anos, foi um dos primeiros a serem vacinados. “Fui lá, tomei a vacina. A menina me falou: ‘Vai doer’. Para mim, nem tomei injeção. No dia 8 deste mês, tomei a segunda dose. Graças a Deus, estou bem, fiquei feliz”.
Apesar de a vacinação estar sendo realizada dentro do cronograma e a cidade não ter casos ativos, a cidade está atenda aos cuidados.
“A vacinação, até então, não tem nada provado que seja apenas a solução para o combate do coronavírus, então a orientação que nós fazemos a todas as pessoas após a vacinação é que continue seguindo os protocolos. O uso da máscara vai ter que ser permanecido, a utilização do álcool, o distanciamento, tudo isso a gente pede que as pessoas continuem mantendo”, afirmou a secretária de saúde.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.