Tocantins cria 1,4 mil vagas de emprego em março, mas ritmo da recuperação diminui no estado


O número de vagas de emprego criadas foi o menor dos três primeiros meses do ano. Ritmo da geração de emprego reduziu no Tocantins
Divulgação/Prefeitura de Aparecida de Goiânia
O Tocantins fechou o mês de março com saldo positivo na geração de empregos. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Economia nesta quarta-feira (28). No saldo entre contratados e demitidos ao longo do mês, o estado conseguiu gerar 1.408 novas vagas de trabalho.
Mesmo assim, o ritmo da recuperação diminuiu no estado e o número de empregos gerados para o mês é o menor do primeiro trimestre deste ano. Para comparação, em fevereiro, o Tocantins tinha gerado 2.564 vagas. Em janeiro foram 1.563 oportunidades criadas.
No estado, o pico da crise na geração de empregos foi sentida em abril de 2020, no começo da pandemia. Naquele mês, quase três mil vagas foram eliminadas do mercado. Depois disso, em maio a crise se aprofundou, com outros 1,3 mil empregos perdidos.
Desde então, todos os meses têm registrado saldos positivos, mesmo que alguns tenham tido resultados modestos, como em dezembro, quando apenas 17 vagas foram criadas em todo o Tocantins.
No cenário nacional, o fenômeno se repetiu. O mês fechou com 184.140 empregos criados em todo o país. O número é menor que os resultados de janeiro (257.768) e fevereiro (395.166). Março foi o mês em que todo o país viveu um novo pico da pandemia, com vários estados registrando colapso nos sistemas de saúde.
Mesmo assim, 23 das 27 Unidades Federativas registraram saldos positivos na geração de empregos ao longo do mês. O estado com maior número de vagas criadas foi São Paulo, com mais de 50 mil. Em termos relativos, a melhor variação foi a de Mato Grosso do Sul (0,95%).
Dados do Caged mostram recuperação irregular do Tocantins ao longo do último ano
Reprodução/Caged
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.