Estado segue com UTI Covid bloqueadas; são 16 leitos fechados nesta quarta-feira (28)


Bloqueios começaram na semana passada e estado chegou a ficar com 19 leitos fechados. Problema está sendo causado por falta de medicamentos do kit intubação. Leitos de UTI no em hospital público do Tocantins
Esequias Araújo/Governo do Tocantins/Divulgação
A rede pública de saúde do Tocantins segue com UTI Covid bloqueadas. Nesta quarta-feira (28), são 16 leitos sem funcionar. As vagas ficam em hospitais públicos e nos privados que atendem pacientes do Sistema Único de Saúde. O problema vem sendo mostrado desde semana passada e estaria sendo causado pela falta de medicamentos do kit de intubação.
No início desta semana o estado chegou a ficar com 19 leitos bloqueados. O G1 solicitou um novo posicionamento da Secretaria de Estado da Saúde nesta quarta-feira (28) e aguarda um posicionamento.
A maioria dos que foram bloqueados fica no Hospital Regional de Gurupi. Veja:
Hospital Regional de Gurupi – 10 leitos;
Hospital Santa Thereza – 5 leitos;
Hospital Geral de Palmas – 1 leito.
De acordo com o Portal Integra Saúde, do Governo do Tocantins, atualmente o estado tem 189 leitos de UTI Covid para atendimento sob responsabilidade da Secretaria de Saúde. Estas vagas estão em 12 hospitais públicos ou particulares que têm convênio com o estado.
A lista do Portal Integra indica ainda que levando em consideração os bloqueios há 17 vagas livres em todo o estado e que a taxa de ocupação das UTIs está em 90%.
Na manhã desta segunda-feira, havia seis pacientes aguardando vagas em UTIs no Tocantins, as transferências não são imediatas porque em algumas ocasiões o paciente está em uma cidade e a vaga em outra e o estado de saúde da pessoa não permite uma viagem, por exemplo.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.