Dicas para aumentar sua produtividade trabalhando em Home Office

Home Office

Que felicidade poder compartilhar com vocês, queridos leitores, nossos conhecimentos e experiências na área de Design de Interiores e Ergonomia.

Para essa semana escolhemos o tema Home Office, assunto do momento que, diante da pandemia que estamos vivendo e da necessidade de mantermos o máximo de isolamento social passou ser de suma importância.
Milhões de pessoas, em todos os lugares do mundo, tiveram que passar a trabalhar em casa. Para uns uma maravilha, para muitos outros, pânico total! É essencial para a pessoa que terá que trabalhar em Home Office ter alguns cuidados na hora de escolher e organizar seu ambiente.

Ter que trabalhar em casa não é uma tarefa tão simples, existem vários fatores no dia a dia que podem atrapalhar como ter que lidar com as crianças em casa, às vezes a reforma do vizinho, entrega de correspondências, latido de cachorro, os cuidados domésticos e por aí vai. Como se adaptar, de uma hora para outra, ao trabalho no ambiente doméstico? Até porque mesmo com o fim da pandemia a nova realidade do Home Office permanecerá para um grande número de profissionais.

A necessidade de ter um espaço funcional, ergonômico, bem organizado, confortável, seguro e agradável é fundamental para a boa concentração e produtividade. Mas para isso acontecer são muitos os detalhes, e é claro, que cada casa terá suas peculiaridades próprias. Aqui ofereceremos algumas inspirações, que poderão ser aplicadas a todos na hora de planejar e organizar seu espaço. Desde uma quitinete até uma grande casa.

Então fiquem calmos e foquem nas nossas dicas!!!

Onde montar meu home office?

Primeiro ponto que deve ser observado é o local de trabalho. Procure um ambiente mais isolado possível dos outros ocupantes da casa. Um ambiente fora da área de circulação. Um cantinho fixo só seu. Se você tem um cômodo isolado, perfeito, vá para a próxima dica! Mas se você tem limitação de espaço não se preocupe, estamos aqui para ajuda-los.
Ficar fora da área de circulação não só ajuda na hora de se concentrar, como também evita situações embaraçosas nas chamadas de vídeo. Imagina você trabalhando remotamente, em uma reunião on-line, e atrás de você passando seus filhos, seu cachorro, alguém limpando. É claro que irá não só tirar a sua concentração como de todos que estarão te assistindo.

Fique atento, então, para a escolha de um lugar mais reservado possível. Pode ser um cantinho lateral lá na sala de estar, uma escrivaninha ao lado da sua cama no lugar da sua mesa de cabeceira e, até o quarto da área de serviço que está sem uso.

Procure se posicionar de uma forma que atrás de você fique a parede, evitando a passagem de pessoas. Decore esse fundo suavemente para que as pessoas que estiverem te vendo não se distraiam com sua decoração. Tome cuidado com quadros com mensagens, cores fortes que possam tirar o foco em você. Lembre-se, você deve ser o centro da atenção.

É claro que cada um terá sua própria preferência e disponibilidade de lugar. Uns irão preferir ficar no quarto, outros na cozinha, sala de jantar, como também terão que optar pelo espaço que possuem. Procure focar em um espaço que você conseguirá se concentrar melhor e que irá comportar tudo que for necessário para a execução do seu trabalho, como por exemplo: tomadas, internet, impressora, telefone e etc.

Lembre se qualquer cantinho pode se transformar. Para quem não tem espaço, por exemplo, uma ótima sugestão seria uma mesa dobrável na parede.

Outra ideia interessante é montar uma estação de trabalho embutida. É uma excelente alternativa para quem precisa montar na sala de estar, te dando a opção de fechar e esconder tudo, mantendo o ambiente limpo e organizado.
Não se esqueça de fazer um levantamento de todos os aparelhos eletrônicos que serão necessários: computador, impressora, aparelho de Wi-Fi, carregador de celular. É fundamental fazer esse planejamento para que um eletrecista de confiança faça toda a instalação elétrica adequada a seus aparelhos com toda a segurança a fim de evitar acidentes e prejuízos.

Assim, é de estrema importância que você observe toda sua casa e procure um espaço com poucas distrações, longe da circulação de pessoas e, mais uma vez, que comporte todo o material necessário para a execução do seu trabalho, não esqueça!

A escolha dos móveis

A hora de escolher o mobiliário precisa de muita atenção, em especial, à mesa e à cadeira. Cuidados com a altura da mesa de trabalho e da cadeira são muito importantes para prevenir dores posturais e alavancar sua produtividade.
Uma medida errada poderá lhe causar lesões por esforço repetitivo dos músculos, por exemplo. Digitar durante muito tempo em uma cadeira inadequada pode-lhe causar um desgaste grande para sua coluna, seus ombros, braços e mãos.

Comece pela cadeira, pois se ela estiver adequada você conseguirá ajustar a mesa. Se você tiver uma cadeira de escritório em casa, separe para usar. Essas cadeiras, em geral tem braços e permitem regulagem da altura. Se você não tiver uma cadeira de escritório e no momento não puder comprar uma, escolha a cadeira da casa que melhor adéque a sua altura.

Procure uma que seja capaz de apoiar bem as suas costas e, se possível, tenha um descanso de braços. Aquilo que chamamos de “braço da cadeira” serve justamente para a gente descansar ou apoiar aos nossos braços. Opte por cadeiras que tenham ajuste de altura, pois seus pés devem ficar inteiramente apoiados no chão para garantir estabilidade para sua coluna e controle da mobilidade da cadeira, caso você escolha uma que possua rodinhas. Essas permitirão uma maior mobilidade em seu espaço sem ter que levantar muitas vezes.

Se sua cadeira não tiver braços, tudo bem, atente para que sua mesa de trabalho lhe ofereça este apoio.
A mesa de escritório tem em média 70 centímetros de altura, permitindo um bom apoio dos antebraços para a maioria das pessoas na hora de digitar ou escrever. Porém, se você for mais baixo, considere encontrar uma mesa mais baixa ou que possibilite reduzir a altura.

Essas dicas fazem parte da rotina dos profissionais ergonomistas que planejam e constroem ambientes em empresas para maior produtividade dos funcionários e evitam atestados médicos por doenças ocupacionais. Agora estamos aprendendo a usar os princípios da ergonomia no Home Office.

Agora que você já sabe qual tipo de cadeira e altura de mesa é melhor, faça a escolha verificando a praticidade e funcionalidade. Para isso analise suas necessidades e o espaço que você tem. Você deverá levar em consideração sua atividade profissional, seu espaço e quantidades de material que precisa para definir o tamanho da mesa e o tipo dela, se terá gaveteiros, nichos, espaço para teclado entre outros.

Se você dispuser de um ambiente maior, poderá acrescentar ainda uma poltrona, sofá, sempre prestando atenção nos tamanhos para que tenha uma área de circulação livre.

Pensando na iluminação

A iluminação é outro ponto importantíssimo na hora de montar seu ambiente ou estação de trabalho. Vamos mostrar aqui um resumo e os pontos mais relevantes porque esse tema também pode ser assunto para uma próxima matéria toda exclusiva e dedicada só para ela.

Sempre que pensarmos em Home Office temos que ter em mente o equilíbrio e para a iluminação esse conceito não deve ser diferente. Sendo assim, procure em primeiro lugar um ambiente que lhe ofereça uma iluminação natural. Ela vai lhe proporcionar bem-estar, saúde e produtividade. Nesta hipótese, procure posicionar sua mesa de frente a janela, evitando reflexos na tela de seu computador. Mas não se preocupe se não for possível, uma boa luminária com a intensidade de luz certa irá lhe trazer o mesmo conforto.

Tome cuidado com o excesso de iluminação natural que pode causar fadiga visual. Você pode resolver isso com uma cortina ou persiana. Então, procure sempre combinar a iluminação natural com a artificial.

Existem hoje no mercado uma variedade de opções de iluminação, com temperaturas diferentes das lâmpadas, uma infinidade de luminárias, spots de luz, fitas de led, pendentes, trilhos…

Para áreas de trabalho, a melhor iluminação artificial é a neutra. A iluminação branca é muito estimulante causando um cansaço rápido o que pode ser estressante. Por outro lado, uma iluminação amarela, calmante, pode trazer um ambiente extremamente calmo o que não é nada produtivo. Portanto sempre opte pela iluminação neutra.

Se para você for necessário montar uma estação de trabalho em outro ambiente, quarto, sala, cozinha, por exemplo, use as luminárias de mesa. Elas são um ótimo item decorativo então não esqueça de integra-las ao resto da decoração do ambiente.

Cuidado sempre para não causar reflexos na tela do computador, isso também pode causar uma fadiga visual. Opte por uma iluminação central difusa que seja posicionada acima de sua cabeça direcionada para baixo com boa distribuição, evitando sombras. Aposte, também, na iluminação indireta atrás do seu monitor. Para isso as fitas de led, ou as luminárias embutidas em móveis são ótimas.

Use interruptores de luz independentes, não esqueça!

Outros detalhes importantes

Existem outros pontos importantíssimos na hora de montar seu Home office que deve ser levado em consideração como a cor do ambiente, adornos, uso de plantas, papel de parede, entre outros.

É lógico que a cor do ambiente vai do gosto de cada um. Aqui a nossa dica é para que você escolha sempre cores neutras isso ajuda no tempo que você irá ter que trabalhar e na sua produtividade. Use cores nos detalhes, nos nichos das prateleiras, em algum enfeite. Essa dica é geral, claro. Existem pessoas que preferem cores mais fortes para se sentirem mais estimuladas, vai do gosto de cada um.

Plantas são bem-vindas, até porque elas embelezam e filtram o ar do ambiente ajudando muito na nossa oxigenação nos presenteando com maior criatividade e produtividade.

Para finalizar, frisamos a importância de ter um lugar fixo, funcional, seguro, organizado e muito agradável para que seja produtivo. Estas foram algumas dicas para vocês, vejam algumas inspirações e até a próxima!

O post Dicas para aumentar sua produtividade trabalhando em Home Office apareceu primeiro em Jornal de Brasília.


Leia matéria na íntegra no Site Portal de Brasília

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.