Palmenses podem fazer testes contra Covid a partir desta segunda (26) no Parque dos Povos Indígenas


Ação ocorre até a próxima sexta-feira (30), das 18h às 22h. Expectativa é testar cerca de 200 pessoas por dia. Palmas faz mutirão para testar moradores de Palmas
Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas
Os moradores de Palmas poderão fazer testes contra a Covid-19, no Parque dos Povos Indígenas, a partir desta segunda-feira (26). A ação ocorrerá até a próxima sexta (3), sempre das 18h às 22h. A testagem é aberta a toda a população.
De acordo com a prefeitura, a expectativa é que 200 pessoas sejam testadas por dia, número que pode ser ampliado a depender da adesão do público.
Também, nessa semana, serão testados trabalhadores da saúde atuantes na Unidade de Pronto Atendimento Sul (UPA Sul), em Taquaralto.
Nesta semana passada, a Secretaria de Saúde realizou ações de testagem com entregadores e motoristas de aplicativo, servidores municipais das secretarias de Controle Interno, Finanças e, também, da Guarda Metropolitana de Palmas.
Ao todo, 548 pessoas foram testadas, sendo que 56 tiveram IgG positivo, que confirma presença ativa do vírus, e quatro IgM positivo, indicador de memória imunológica sobre contato anterior ao vírus.
O que fazer após identificar sintomas
A secretaria orienta que, após sentir os sintomas, o paciente deve primeiro procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF) que seja sentinela para a Covid-19, onde receberá acolhimento e será atendido por um profissional de saúde.
Se já estiver a partir do 8° dia de sintoma, o exame poderá ser realizado na USF no momento da consulta, com o resultado entregue após 15 minutos de coleta do material. Em outros casos, o agendamento do paciente é realizado de acordo com a data de início de sintomas declarados pela pessoa.
Na unidade é realizada a avaliação do paciente com a identificação dos sintomas, como febre, tosse, perda do olfato ou paladar, dificuldade respiratória, entre outros e a emissão do termo de isolamento pelo período preconizado.
Os exames para detecção da doença realizados no Município são do tipo teste rápido e RT-PCR (Swab). Este último pode ser feito entre o 3º e o 7º dia do início dos sintomas.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.