Tocantins libera um leito de UTI Covid e segue com 16 fechados por baixa no estoque de kit intubação


Os bloqueios atingem, até às 13h desta quinta-feira (22), três hospitais. Por outro lado, existem 11 pacientes na fila de espera por uma vaga de terapia intensiva. Leitos de UTI instalados em Porto Nacional
Esequias Araújo/Governo do Tocantins
O estado liberou na manhã desta quinta-feira (22) um dos 17 leitos de UTI Covid que estavam bloqueados devido à baixa nos estoques do kit de intubação. As 16 vagas que seguem fechadas são tanto em unidades públicas como nas privadas que têm contatos com o Estado para atender pacientes do Sistema Único de Saúde.
Os bloqueios atingem, até às 13h desta quinta-feira (22), três hospitais. Confira a lista:
Hospital Municipal de Campanha de Araguaína – dois leitos;
Hospital Regional de Gurupi – sete leitos;
Hospital Santa Tereza, em Palmas – sete leitos.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou nesta quinta-feira (22) que a previsão é que para os leitos de Araguaína os estoques estejam regulares nesta sexta-feira (23). Para as demais unidades ainda não há previsão.
De acordo com o Portal Integra do Governo do Tocantins, atualmente o estado tem 173 leitos de UTI Covid ativos para atendimento sob responsabilidade da Secretaria de Saúde. Estas vagas estão em onze hospitais públicos ou particulares que têm convênio com o estado.
A lista do Porta Integra indica ainda que, levando em consideração os bloqueios, há 12 vagas livres em todo o estado e que a taxa de ocupação das UTIs está em 93%. Porém, entre os leitos disponíveis, cinco são pediátricos.
Até às12h38 desta quinta-feira (22) havia 11 pacientes aguardando vagas em UTIs no Tocantins, as transferências não são automáticas, pois dependem do setor de regulação da Secretaria de Estado da Saúde.
Veja a nota da SES
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) bloqueados nas unidades contratualizadas para prestação de serviços especializados a pacientes com a Covid-19 se dá, conforme notificação das empresas responsáveis, devido a baixa nos estoques de kits de intubação.
A SES destaca que todo o país tem enfrentando problemas na manutenção de estoques destes insumos e medicamentos, mas todas as unidades hospitalares geridas pelo Executivo Estadual, ainda encontram-se abastecidas de medicamentos e insumos necessários para atender as demandas existentes.
A SES enfatiza que mantém planejamento de novas aquisições, para isso já abriu processo de compra de mais medicamentos e insumos e, está buscando todos os meios legais para garantir a continuidade da assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A SES destaca que já foi informada pelas empresas terceirizadas da busca pelos medicamentos e a previsão é que para os leitos de Araguaína, os estoques estejam regulares nesta sexta-feira, 23. Para as demais unidades ainda não há previsão.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.