Testagem da Covid em motoristas e entregadores de delivery segue até esta quinta (22), em Palmas


Ação é realizada no estacionamento do Espaço Cultural, das 19h às 22h. Resultado dos testes sai em 20 minutos. Motoristas e entregadores de delivery realizam testes para detectar a Covid, em Palmas
Lia Mara/Prefeitura de Palmas
Esta quinta-feira (22) é o último dia do mutirão de testagem voltado a motoristas e entregadores de delivery. A ação para detecção da Covid está sendo realizada desde a última terça-feira (20), no estacionamento do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, das 19h às 22h, em Palmas. Os interessados podem procurar o local da ação, com documentos pessoais (RG e CPF).
Podem realizar o testes: entregadores de delivery (moto ou bicicleta, incluindo mototaxistas que estão trabalhando somente com entregas durante a pandemia) e motoristas de passageiros (ônibus, aplicativos de corridas e taxistas).
No primeiro dia de testagem, foram examinadas aproximadamente 300 pessoas. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é fazer uma busca ativa dos casos de Covid-19 na capital, com rastreamento precoce.
O resultado sai em torno de 20 minutos. Segundo a Assistência Farmacêutica da Semus, o teste de rastreio indica ou IGM positivo, que confirma a presença ativa do vírus, ou IGG positivo, indicador de memória imunológica sobre contato anterior ao vírus.
Com o resultado em mãos, os casos ativos identificados são notificados e orientados a procurar, imediatamente, os serviços de referência para avaliação médica e início do isolamento domiciliar.
O objetivo é examinar em torno de mil pessoas, em três dias de testagem. “Essa é uma ação de rastreio para buscarmos pacientes assintomáticas ou que estejam no estágio inicial da doença, que já podem fazer o tratamento precoce, o que diminui as chances de o vírus progredir”, argumentou o coordenador da Assistência Farmacêutica Municipal, Ricardo Nunes.
Como proceder em caso de sintoma
A secretaria esclarece que, após sentir os sintomas, o paciente deve primeiro procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF) que seja sentinela para a Covid-19, onde receberá acolhimento e será atendido por um profissional de saúde.
Se já estiver a partir do 8° dia de sintoma, o exame poderá ser realizado na USF no momento da consulta. O resultado é entregue após 15 minutos de coleta do material. Em outros casos, o agendamento do paciente é realizado de acordo com a data de início de sintomas declarados pela pessoa.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.