Mais de 6 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe Influenza em Palmas


Balanço da Prefeitura mostra que 770 gestantes, 97 puérperas, 1.285 trabalhadores da saúde e 4.037 crianças de seis meses até menores de seis anos já imunizados. Vacina contra a gripe em Palmas, Tocantins
Divulgação/Prefeitura de Palmas
Mais de 6,1 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe Influenza em Palmas até esta terça-feira (20). O balanço contabiliza as doses aplicadas no início da primeira etapa da campanha, que vai até o dia 10 de maio. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a maioria dos vacinados são crianças.
Conforme os dados da Prefeitura, já receberam o imunizante: 770 gestantes, 97 puérperas, 1.285 trabalhadores da saúde e 4.037 crianças de seis meses até menores de seis anos.
Em Palmas a campanha começou na última quarta-feira (14), depois que a Prefeitura recebeu 11.270 doses da vacina.
As doses são aplicadas em todas as salas de vacinas das Unidades de Saúde da Família (USFs), de 8h às 17h, com exceção das unidades sentinelas, que atendem exclusivamente casos de coronavírus.
A campanha contra a influenza é realizada simultaneamente com a ação de vacinação contra a Covid-19. Os moradores que estão nos grupos prioritários para prevenir as duas doenças precisam ficar atentos para o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação de uma vacina e outra.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) pretende vacinar mais de 500 mil pessoas em todo o Tocantins até o fim da campanha, que tem três etapas. São elas:
Primeira etapa – 12 de abril a 10 de maio: crianças com seis meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas, indígenas e trabalhadores da saúde.
Segunda etapa – 11 de maio a 08 de junho: idosos com 60 anos e mais, professores.
Terceira etapa – 09 de junho a 09 de julho: comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, com elevada transmissibilidade e distribuição global. O período de incubação dos vírus influenza é geralmente de dois dias, variando entre um e quatro dias. Os sinais e sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática, até formas mais graves.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.