Cerca de 2,5 toneladas de rede apreendidas serão recicladas e transformadas em varais e sacolas


Naturatins firmou acordo com associação de catadores para dar destinação correta para o material. Redes foram apreendidas durante fiscalizações ao longo dos últimos anos. Redes apreendidas serão destinadas a reciclagem
Naturatins/Divulgação
Cerca de 2,5 toneladas de redes apreendidas em fiscalizações no Tocantins serão destinadas a reciclagem e, ao final, transformadas em sacolas, corda de varal e outros materiais. A destinação correta foi possível graças a um acordo entre o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a Associação de Catadores e Catadoras da Região Norte de Palmas (Ascampa).
O material é resultado de apreensões realizadas ao longo dos últimos anos e estava sendo mantido no pátio do Naturatins, enquanto aguardava a análise e definição das condições jurídicas legais, que autorizam o envio das redes apreendidas para destruição
“Esta cooperação com a Ascampa era uma solução aguardada. Vamos desobstruir o pátio do Instituto e contribuir com a geração de renda para as famílias que trabalham na reciclagem, colaborando com a conservação e a proteção da natureza”, disse o presidente do Naturatins, Renato Jayme.
A presidente da Ascampa France Magna explicou como será o trabalho de reciclagem das redes.
“A gente vai estar fazendo o recolhimento das redes de pesca, junto com o chumbo. Aqui na associação vamos fazer a triagem desse material, separar o chumbo das redes de pesca. Vamos vender o chumbo aqui mesmo na cidade e a rede de pesca enviaremos para Luzimangues, onde será moído, triturado e transformado em grãos, que depois vão virar sacola, corda de varal, materiais reciclados”.
A expectativa é que esse material traga renda a muitas famílias. A associação fica na quadra 403 Norte e recebe todo tipo de material reciclável, do papel ao ferro e até o lixo eletrônico.
Os interessados em destinar algum tipo de material reciclável em Palmas, podem entregar diretamente na Ascampa ou solicitar o recolhimento por meio dos telefones (63) 98441-6750 ou 98113-1603.
Caminhão carrega a primeira tonelada de rede de pesca para reciclagem
Divulgação/Naturatins
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.