Passageiros têm medo de transmissão da Covid-19 dentro dos ônibus em Palmas: ‘Estão lotados’


Nas estações de ônibus da capital é possível ver aglomerações ainda do lado de fora dos veículos. Passageiros do transporte público de Palmas reclamam de lotação em ônibus
Moradores de Palmas que dependem do transporte coletivo estão com medo da transmissão do coronavírus nos ônibus. É que dentro dos veículos não há distanciamento. Nas estações, ainda do lado de fora dos ônibus, também é possível aglomerações. (Veja o vídeo)
Mesmo após a Prefeitura determinar uso de 100% da frota, na estação Apinajé, no centro de Palmas, filas são formadas para entrar nos veículos. Segundo a gestão, as linhas foram ampliadas nos horários de pico e cada ônibus deve circular com apenas 50% da capacidade. Mas os passageiros dizem que a realidade não tem sido esta.
A vendedora Marina Carvalho, que utiliza o serviço diariamente, tem medo de ser infectada pelo vírus. Segundo ela, nos ônibus há muita gente para pouco espaço.
“Eu acho que deveria ter mais ônibus, porque estão lotados. Não quero nem pegar nas coisas” disse Marina.
A quantidade de passageiros aumentou nesta segunda-feira (19), quando parte dos estabelecimentos que estavam fechados por causa da pandemia voltaram a funcionar.
Com a aglomeração dentro dos ônibus, a mulher tenta tomar todos os cuidados necessários. “Eu vejo que as pessoas nem usam álcool em gel. Quando entro, uso. Quando saio, uso. Não estou vendo essa higiene das pessoas”, conta Marina.
Ônibus em Palmas ficam lotados e passageiros têm medo de transmissão da Covid-19
Reprodução/TV Anhanguera
A lotação não é a única reclamação dos usuários. O cabeleireiro Weglas Bandeira mora na Arse 142, antiga quadra 1.406 Sul, afirma que a ida para casa é um verdadeiro sufoco.
“Até então a situação dos ônibus está difícil. Pelo que percebi, eles tiraram a circulação dos ônibus das NS e deixaram a circulação comum nas linhas do Eixão, que anda pela Teotônio Segurado, e o TO-050 que anda na TO. Agora para quem precisa utilizar os ônibus que andam nas NS’s não estão conseguindo”, disse o cabeleireiro.
O que diz a Prefeitura de Palmas
A Prefeitura de Palmas informou que as linhas que passam pela aven NS-04 e NS-10 continuam operando com frequência de 10 a 25 minutos e de 15 a 30 minutos nos horários de pico. Segundo a gestão, as ações de fiscalização são realizadas diariamente e permanecem as medidas estabelecidas em decreto. Entre as regras estão o uso obrigatório de máscara.
As denúncias sobre lotação podem ser realizadas por telefone. O número é o (63) 3212-7572 ou (63) 99288-7995.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.