Após apelo, grávida passa por cirurgia para salvar gêmeos que cresciam dentro da mesma placenta


Wesliane Carvalho, grávida de cinco meses, chegou a fazer campanha nas redes sociais para arrecadar R$ 50 mil, dinheiro necessário para cirurgia. Médicos se uniram para fazer operação. Grávida passa por cirurgia para salvar a vida de gêmeos
Reprodução/TV Anhanguera
Após um apelo emocionante, a moradora de Palmas Wesliane Carvalho passou por cirurgia para salvar os gêmeos que estavam se desenvolvendo na mesma placenta. Ela está grávida de cinco meses e chegou a fazer uma campanha para arrecadar R$ 50 mil e, assim fazer a operação. Médicos, após saberem da história, se juntaram para fazer o procedimento.
A cirurgia foi realizada na última sexta-feira (16), em um hospital particular de Palmas. O médico Fábio Morais, especialista em medicina fetal em Palmas, explicou que o médico de São Paulo Maurício Saito decidiu fazer a cirurgia e outros profissionais do Tocantins se juntaram para compor a equipe.
“Doutor Maurício se ofereceu para fazer a cirurgia aqui em Palmas e só iria cobrar dela a passagem e o aluguel do laser, que é terceirizado. Ele só precisaria de uma equipe de apoio porque essa equipe é feita com mais médicos especialistas em medicina fetal e a gente entrou junto para fazer a cirurgia, conseguimos a estrutura do hospital, o material, tudo o que precisa para fazer”.
Fábio explicou que a paciente e os bebês estão evoluindo bem. Os irmãos, unidos pela mesma placenta, precisaram ser separados durante a formação. Isso porque os dois poderiam morrer dentro da barriga se a cirurgia não fosse realizada.
“O procedimento é feito por fetoscopia, como se fosse uma cirurgia por vídeo. Entra com uma cânula em torno de 5 milímetros na barriguinha da gestante, geralmente na bolsa das águas do bebê maior, e com um laser vai cauterizando os vasos que ligam um bebê ao outro”, disse o médico.
Na semana passada, desesperada com a situação, Wesleane pediu ajuda e disse que corria contra o tempo para salvar os bebês.
“Eu peço a todos que estão vendo essa reportagem, que estão vendo minhas postagens, que possam me ajudar, que possam contribuir, não importa o valor o tanto que vocês puderem. Isso vai somar e vai fazer uma diferença muito grande na minha vida e na vida dos nossos bebês”, disse a mãe.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.