Equipes que fiscalizam medidas de distanciamento serão priorizadas na vacinação das forças de segurança em Palmas


A cidade recebeu doses para vacinar apenas 6% dos profissionais da área. Ao todo, 162 doses devem ser aplicadas na primeira etapa. Fiscalização do município percorrendo ruas da cidade
Luciana Pires/ Prefeitura de Palmas/Divulgação
A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) informou que vai seguir orientações do Ministério da Saúde e priorizar a vacinação das equipes que trabalham “nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público”. A definição foi após o recebimento de uma nota técnica enviada pelo Governo Federal.
O critério precisou ser utilizado porque a cidade recebeu apenas 162 doses de imunizantes contra a Covid-19 para este público alvo, mas Palmas possui 3.446 profissionais do tipo. Com isso, apenas 6% do grupo deve ser priorizado na primeira fase.
Após esta etapa, conforme forem chegando novas doses, a Semus informou que adicionará trabalhadores envolvidos no atendimento ou transporte de pacientes, resgates e atendimento pré-hospitalar e nas ações de vacinação contra a Covid-19.
Conforme a diretora de Vigilância em Saúde da Semus, Marta Malheiros, a escolha considera setores prioritários e níveis de exposição. “As Forças de Segurança e Salvamento com sede em Palmas estão cientes sobre os critérios e a Semus aguarda ofício de cada uma para começar a imunizar os trabalhadores preconizados”, informou.
Ainda não foram informadas as datas das ações de vacinação para este público. Em Palmas, as vacinas não ficam disponíveis em salas de vacinação, mas são aplicadas em ações e dias específicos, divulgados previamente pela própria prefeitura. Neste sábado, estão sendo vacinados profissionais da saúde e idosos no centro da cidade.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.