Vacinas contra gripe só começarão a ser aplicadas em Palmas na quarta-feira (14)


Apesar do início da campanha nacional ser na segunda-feira (12), município disse que só deve receber as doses na tarde da segunda e fazer a distribuição na terça. Doses da vacina contra influenza só chegarão na segunda em Palmas
Edu Fortes/Prefeitura de Palmas
A Prefeitura de Palmas informou que deve começar a aplicar as doses de vacinas contra o vírus Influenza, que protege contra a gripe, apenas na quarta-feira (14). Apesar da campanha nacional de imunização estar marcada para começar na segunda-feira (12), o município disse que só deve receber as doses no período da tarde da segunda e que vai precisar da terça-feira (13) para realizar a distribuição.
A Semus esclareceu que após recebimento das doses “a Central Municipal de Vacinas (Cemuv) irá conferir o material recebido, separar as doses por Unidades de Saúde da Família (USFs) e os insumos indispensáveis para a ação como seringas, álcool e algodão”. Ainda não há uma lista de postinhos onde será possível se vacinar, já que o planejamento estratégico só deve ser divulgado na terça.
O município disse que vai seguir os grupos prioritário e o cronograma do Plano Nacional de Imunizações (PNI). Estão previstas três etapas.
Primeira etapa – de 12 de abril (com previsão de início do dia 14 de abril, na Capital) a 10 de maio: crianças com seis meses e menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.
Segunda etapa – de 11 de maio a 8 de junho: idosos com 60 anos ou mais, bem como professores das escolas públicas e privadas.
Terceira etapa – de 9 de junho a 9 de julho: pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (comorbidades); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
A vacinação contra a Covid-19 vai continuar sendo realizada ao longo deste período. Quem já estive dentro dos grupos prioritários da vacinação contra o coronavírus tem que esperar 15 dias entre o recebimento de algum imunizante contra a Covid e a dose da vacina da gripe.
Quem for vacinado com a CoronaVac, por exemplo, pode tomar a primeira dose dela e aguardar de 21 a 28 dias para receber a segunda dose desta mesma vacina. Daí é necessário esperar mais duas semanas para ser vacinado contra a gripe.
Já quem recebeu doses da vacina da AstraZeneca, a ordem de vacinação muda. Isso acontece porque o prazo entre a primeira e a segunda dose desta vacina é de três meses. O morador pode então tomar a primeira dose da vacina AstraZeneca, aguardar duas semanas para receber a vacina contra a gripe e na sequência esperar os dois meses e meio restantes para completar a proteção contra a covid-19.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.