Hemocentro de Araguaína tem redução de doações e estoques de sangue ficam quase zerados


Falta de bolsas de sangue pode fazer com que cirurgias sejam suspensas. Para evitar Covid-19, doações são feitas após agendamento. Estoque de hemocentro de Araguaína está negativo
Nielcem Fernandes/Governo do Tocantins
A Secretaria Estadual da Saúde informou que os estoques de sangue de todos os hemocentros do Tocantins estão baixos. A unidade de Araguaína, que atende toda a região norte do estado, chegou a ficar com o estoque quase zerado e havia risco até de suspensão de cirurgias de pacientes. A unidade precisa de doações de todos os tipos sanguíneos.
O gerente técnico do Hemocentro Regional de Araguaína, Juliano da Silva Ferreira, informou o número de doações foi reduzido significativamente de janeiro até o início de abril deste ano. Ele disse que, antes da pandemia, a unidade recebia cerca de 600 doações por mês, mas entre janeiro e março o número não passava de 400.
O pior período foi entre 1º e 6 de abril. O gerente afirmou que foi necessário fazer campanhas e apelos nas redes sociais para que as geladeiras não ficassem vazias. Em Araguaína, bebês com cardiopatia quase tiveram cirurgias suspensas por falta de bolsas de sangue.
“Está em baixa. As doações entraram de quarta-feira para cá depois de apelos, mas ainda está em um nível muito crítico. O que a gente preconiza sempre é façam doações regularmente e não esperem acontecer algo próximo a uma calamidade, como estava acontecendo do estoque ficar quase zerado. Se fosse zerado poderia ter suspensão de cirurgias”, explicou Juliano da Silva Ferreira.
O gerente do homecentro informou que em todos os hemocentros do estado há medidas de prevenção para evitar a transmissão da Covid-19. Veja abaixo como agendar a doação
Ele chamou atenção para a importância de doar e para salvar vidas.
“É uma responsabilidade da comunidade. A gente trabalha com a matéria prima, que é o sangue desses doadores. Por favor, mantenham as doações nos próximos meses para que a gente não passe novamente um sufoco desses”, disse Juliano da Silva Ferreira.
Hemocentro de Araguaína, que atende 52 municípios, está sem estoque e precisa de doações
Agendamento
Para realizar doação de sangue é necessário fazer o agendamento. Veja os números para contato:
Palmas – a doação pode ser agendada pelo telefone 3218-3232
Gurupi – para doar, é só agendar pelo número3312-2237 ou 3312-7545
Araguaína – o agendamento é pelo número 3411-2915 ou 3411-2916
Porto Nacional – basta ligar no número 3363-8321
Augustinópolis – agendamento pelo número 3456-1309.
As unidades da Hemorrede são abertas de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h30. Aos sábados das 7h às 12h30, exceto a unidade do Hospital Geral de Palmas (HGP).
Quem pode doar?
Para doar o candidato deve ter entre 16 e 69 anos e mais de 50 quilos. É preciso estar em bom estado de saúde e manter uma boa alimentação, evitando alimentos gordurosos, nas 4 horas que antecedem a doação.
É necessário também apresentar documento original com foto. Homens podem doar a cada 60 dias e mulheres com intervalos de 90 dias. Os menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.