Após tumulto em unidade de saúde, vacinação de idosos acima de 67 anos e profissionais de saúde é prorrogada até sábado (10)


Houve registro de aglomeração na Unidade de Saúde da Família (USF) Deise de Fátima, na Arse 13 – antiga quadra 108 Sul. Idosos enfileirados sem distanciamento esperam aplicação de vacina
Divulgação/Lucimar Maria da Silveira
Idosos acima de 67 anos e profissionais de saúde vão poder receber a segunda dose de vacina contra a Covid-19 até o próximo sábado (10). A decisão de prorrogar o prazo foi divulgada pela Prefeitura de Palmas após tumulto em um ponto de vacinação onde as doses são aplicadas. Imagens feitas na Unidade de Saúde da Família (USF) Deise de Fátima, na Arse 13 – antiga quadra 108 Sul, mostram que houve aglomeração de idosos.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), as aplicações são para quem recebeu a primeira dose do imunizante Coronavac no último dia 18 de março. A vacinação para esse grupo seria encerrada nesta sexta-feira (9).
A funcionária pública federal, Lucimar Maria da Silveira, levou a mãe de 87 anos para tomar a segunda dose da vacina. Ela presenciou um tumulto e ficou preocupada com o público, que faz parte do grupo de risco.
“Os idosos estavam amontoados um no outro e também no pessoal da saúde. Todo mundo no sol, não tinha distanciamento. Minha mãe está reclusa desde março do ano passado e agora ficou perto de tanta gente para poder vacinar”, contou Lucimar.
A mulher disse que também vários veículos tomaram a via e houve até discussões por conta da aglomeração de idosos. “Precisa ter organização porque estão mexendo com uma coisa muito séria”, reclamou.
Idosos aglomerados na frente de unidade de saúde em Palmas
Divulgação/Lucimar Maria da Silveira
A diretora de Vigilância em Saúde da Semus, Marta Malheiros, afirmou que a ampliação até sábado é para que as pessoas se organizem e não causem tumulto.
Até esta sexta-feira (9) os idosos acima de 67 anos e profissionais da saúde podem procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) Deise de Fátima, das 15h às 19h, ou na USF José Hermes, Setor Sul, das 9h às 17h.
Já no sábado as doses serão aplicadas entre 8h e 17h nas seguintes centros de saúde:
USF da Arso 41 – antiga quadra 403 Sul
USF Deise de Fátima, na na Arse 13 – antiga quadra 108 Sul
USF José Hermes, no Setor Sul
A Prefeitura informou que os profissionais de saúde que estão com nome adicionado em listas feitas por instituições também podem receber a segunda dose da vacina na mesma data. Os idosos que não receberam a aplicação da primeira dose também podem procurar as unidades no sábado.
Para receber a D2 é necessário estar com documento de identificação com foto, cartão do SUS e cartão de vacina com o registro da primeira dose.
Idosos esperam aplicação de segunda dose da CoronaVac
Divulgação/Lucimar Maria da Silveira
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.