Governo do estado promete 30 novos leitos de UTI Covid até o fim de abril


Dez vagas serão implantadas em Porto Nacional e as demais em Paraíso do Tocantins. Novos leitos de UTI devem ser instalados em dois hospitais do Tocantins
Esequias Araújo/Governo do Tocantins
O governo do estado anunciou a implantação de 30 novos leitos de UTI no Tocantins até o fim de abril. Dez vagas devem ser implantadas no Hospital Regional de Porto Nacional até sábado (10). Os demais serão instalados em Paraíso do Tocantins. As vagas serão para atender pacientes com coronavírus durante a pandemia.
O Tocantins tem, até esta quarta-feira (7), 169 leitos de UTI disponíveis pela rede pública, entre hospitais públicos e particulares contatados. A taxa de ocupação é de 90%, de acordo com o portal Integra Saúde.
A criação de leitos de UTI em Porto Nacional foi determinada pela Justiça ainda em agosto do ano passado, mas a medida vinha sendo descumprida até março deste ano, quando o judiciário deu prazo de 24 horas para apresentação de um cronograma.
Nesta terça-feira (6) o governador Mauro Carlesse e o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, se reuniram no Palácio Araguaia. Segundo eles, governo e município também estão trabalhando para implantação de 20 leitos clínicos no Centro de Especialidades de Porto Nacional.
O estado forneceu camas, colchões, monitores, respiradores e bombas de infusão, mas ainda não há uma data de quando vão começar estes atendimentos.
Novas vagas em Paraíso
Em Paraíso do Tocantins, segundo o governo do estado, a implantação de 20 leitos de UTI deve acontecer até o fim deste mês, mas não foi especificada uma data.
O prefeito, Celso Morais, informou durante reunião nesta terça-feira (6) que também serão implantados cinco leitos de estabilização na unidade sentinela dedicada ao atendimento de Covid-19 e nove leitos clínicos no prédio da UPA.
Paraíso do Tocantins está entre as cidades mais afetadas pela pandemia, com 5.987 casos confirmados e 99 mortes. Segundo o portal Integra Saúde, não há leitos de UTI disponíveis pela rede pública na cidade.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.