Cratera que tem mais de 20 anos derruba muros e causa rachaduras em casas no Aureny IV


Moradores vivem com medo e não sabem mais a quem recorrer. Prefeitura afirmou que faz apenas o monitoramento; não há nenhuma intervenção prevista para a região. Moradores do Aureny IV esperam há 20 anos por obras em cratera
Moradores de uma área no Aureny IV, na região sul de Palmas, estão vivendo ao lado do perigo e não sabem mais o que fazer. É que uma cratera não para de crescer a cada período chuvoso e ameaça seis casas da quadra 12. O problema tem pelo menos 20 anos e os moradores afirmam que até agora nenhuma medida eficaz foi realizada pelo poder público.
A cratera constantemente causa prejuízo para os moradores. O muro da casa da aposentada Helena Alves recentemente caiu pela segunda vez e constantemente aparecem rachaduras na casa dela.
“Eu estava escutando o jornal quando escutei um barulho. Meu marido deu um pulo, porque ficou dormindo até mais tarde, e perguntou o que aconteceu. Quando olhou: o muro caiu. Foi tudo de uma vez”, contou a aposentada Helena Alves.
Moradora mostra cratera que passa ao lado de casa
Reprodução/TV Anhanguera
O buraco também já causou acidentes. “Uma mulher caiu uma vez à noite. É um perigo, a gente não pode cortar as árvores, fica esses matos aí na frente e o povo não sabe o que é, se é buraco. A mulher caiu, quebrou uma perna e um dente”, disse a dona de casa Sônia Maria Batista.
O problema acontece porque a área recebe boa parte da água da chuva que escorre por todo o bairro. Os moradores dizem que equipes da prefeitura já estiveram no local. “Já vieram duas vezes aqui, falaram que iriam colocar umas pedras para depois colocar as manilhas. Até hoje estou esperando”, disse a dona de casa.
Para chegar no próprio quintal o Antenor Monteiro tem que passar por dentro de casa. Ele tirou do próprio bolso, mais de R$ 1 mil para comprar seis manilhas, mas o sacrifício não foi suficiente. “Não tive como colocar porque nem com o guincho de caminhão não dá para fazer isso porque tem que fazer a base. Então, só o poder público que pode resolver”, lamentou.
O que diz a prefeitura
A Prefeitura de Palmas disse que o trecho é um percurso natural das águas e por isso a Defesa Civil municipal só faz um monitoramento no período chuvoso, com vistorias para acompanhar o caso e intervir se necessário.
Não há previsão de nenhuma intervenção definitiva na região.
Cratera ameaça pelo menos seis casas no Aureny IV
Reprodução/TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.