Prefeitura de Gurupi anuncia retorno de aulas presenciais para abril na rede municipal


Gestão disse que decisão foi tomada após uma pesquisa com pais, professores, alunos e servidores apontar que ‘pouco mais de 50%’ da comunidade escolar queria o retorno. No primeiro momento, aulas serão em formato híbrido. Sala de aula de escola infantil em Gurupi
Reprodução/TV Anhanguera
A Prefeitura de Gurupi anunciou que pretende retomar as aulas presenciais na rede municipal de educação no dia 12 de abril. O retorno será escalonado e em formato híbrido no primeiro momento, com parte das turmas em casa e parte delas dentro das escolas. A decisão foi tomada, segundo a prefeitura, após uma consulta aos pais, professores, alunos e servidores.
A gestão disse que cerca de três mil pessoas responderam a um questionário da Secretaria de Educação e que ‘pouco mais de 50%’ da comunidade escolar se manifestou pelo retorno. Não foram divulgados os números específicos da pesquisa e nem quantos votos foram registrados para cada categoria envolvida.
“Nós já fizemos uma reunião com os diretores das escolas municipais, na sexta-feira passada, para definir a possível data para esse retorno e já temos um planejamento para esta volta. É claro, que ainda precisamos preparar as escolas, organizar os ambientes, mas, esse retorno se dará em etapas levando ainda em consideração os números da saúde no município”, explicou Amanda Costa, secretária da Educação de Gurupi.
Os mais velhos, das séries mais avançadas, voltam para as escolas na primeira fase do retorno presencial. A secretária disse considerar que estes estudantes têm “domínio maior da tecnologia, do entendimento das regras sobre uso de máscara, da importância do distanciamento e da organização escolar”.
Ao todo, a retomada terá três fases. Todos os alunos devem estar de volta às salas de aulas em junho, se não houver mudanças no planejamento. A prefeitura destacou que todo o projeto depende da situação epidemiológica e pode ser adiado se houver piora na situação da Covid-19 na cidade.
A nota diz ainda que haverá medidas sanitárias para garantir a segurança de todos e que está prevista a possibilidade de que alguns estudantes decidam não retornar ao modelo presencial no primeiro momento.
Planejamento
12/04 – Retornam alunos do 6° ao 9° ano.
03/05 – Retornam alunos do 1° ao 5° ano.
01/06 – Retornam alunos de toda a educação infantil
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.