Ocupação da UTI para Covid do HGP passa de 90% e Palmas fica com apenas três leitos do SUS livres


A capital ainda tem um leito no Hospital Santa Theresa, contratado pelo Estado e dois no HGP. Em Gurupi ocupação também está em 90%. Hospital Geral de Palmas está com ocupação acima de 90%.
João Guilherme Lobasz/G1
A situação dos leitos de UTI para Covid-19 está cada vez mais crítica na rede pública em Palmas. Nesta terça-feira (23), às 15h40, o portal que monitora a ocupação de vagas para o Sistema Único de Saúde (SUS) mostra que há apenas três leitos disponíveis em toda a capital. No Hospital Geral de Palmas, o maior do estado, a taxa de ocupação ficou em 93%, com 18 dos 20 leitos ocupados.
O Hospital Estadual de Combate à Covid está com todos os 10 leitos ocupados. Ocupação de 100% também no Hospital Oswaldo Cruz, que é da rede particular, mas está com cinco leitos contratados pelo Governo do Tocantins. A última vaga ainda livre em Palmas é no Hospital Santa Theresa, que assim como o Oswaldo Cruz foi contratado. A unidade hoje tem 9 pacientes internados e um leito livre.
Abertura de novos leitos em Palmas se trata de uma questão de bom senso, afirma médico
Não é apenas em Palmas que a situação está crítica. Em Gurupi, no sul do estado, a ocupação do Hospital Regional, o único com UTI para Covid na cidade, é de 90%.
Araguaína enfrenta um cenário mais confortável. O Hospital Regional está com ocupação de apenas 53%, com 9 dos 17 leitos ocupados. O Hospital Municipal de Campanha aparece com ocupação de 100%, mas o painel indica que há 5 pessoas internadas no local. Ainda não foram inclusos no registro os 10 leitos abertos nesta segunda-feira (22), com recursos da prefeitura da cidade.
No Hospital Dom Orione a ocupação é de 73% e no Institito Sinai de 60%. Os dois são da rede particular e estão prestando serviço para a rede pública.
Já em Augustinópolis, o Hospital Regional está com 70% de ocupação.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.