Chuvas intensas fazem volume de cachoeira aumentar e impressiona em Natividade: ‘Exuberante’


Moradora fez vídeo e disse que nunca viu cachoeira com duas quedas d’água. Em todo o Tocantins, as chuvas têm sido frequentes e regulares este ano; Palmas registrou 337,1 milímetros só no mês de fevereiro. Chuvas intensas fazem volume de cachoeira aumentar e impressiona em Natividade
As chuvas intensas registradas nos últimos dias no Tocantins têm contribuído para amenizar a temperatura e para a cheia de rios e outros recursos hídricos. Em Natividade, sudeste do estado, um vídeo mostra o grande volume de água em um cachoeira, localizada em uma propriedade particular. A abundância hídrica impressionou os moradores do local.
“Linda demais, nunca vimos ela assim com duas quedas. Quando chove muito, ela fica exuberante, mas desta vez superou.”, disse a servidora pública Elenilza Batista, cuja família mora na região.
Elenilza disse que a prima Vanusa José Alves foi quem registrou as imagens.
Cachoeira aparece com duas quedas e impressiona moradores em Natividade
Divulgação
Desde o início do mês de fevereiro, tem chovido praticamente todos os dias no estado. O meteorologista Mamedes Melo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) diz que esse volume pluviométrico se justifica pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que ocorre sobretudo entre o final da primavera e o início do verão.
“A Zona de Convergência do Atlântico Sul, corredor de umidade que vem da região norte, e que se associa com as frentes frias da região sudeste, tem propiciado essa abundância de chuvas no Tocantins”, explicou.
O período chuvoso em Palmas tem deixado os dias mais leves, com a temperatura abaixo dos 30ºC, um alívio para quem está acostumado com mais de 40ºC, no período da seca.
Segundo Mamedes, só na capital foram registrados 337,1 milímetros, do dia 1º de fevereiro até a manhã desta terça-feira (23). “A média para o mês de fevereiro é de 274 milímetros, o que quer dizer que já choveu 23% acima da média”.
Em Araguaína, o volume não foi tão alto. Por lá, até esta manhã, foram 145,8 milímetros, sendo que a média para o mês de fevereiro é de 268,6 milímetros.
Já Peixe, na região sul do estado, foram 40,8 mm. A média do mês no município é de 203,1 mm.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.