Sem Carnaval em 2021, blocos de rua preveem folia mais animada no ano que vem: ‘vai ter festa dobrada’


Em todo o país, blocos tradicionais ficaram em casa por causa da pandemia da Covid-19. No mês de abril, organizadores da ‘Caçada da Buiúna’ devem fazer uma live no centro histórico da cidade. Foliões adiam bloquinhos tradicionais de carnaval para 2022
Os blocos tradicionais do Tocantins não saíram as ruas no Carnaval neste ano. Em todo o país, o foco é a prevenção da Covid-19. Mas, os carnavalescos já estão de olho no ano que vem e preveem uma folia ainda mais animada.
“Vai ter muita festa, acho que vai ter festa dobrada. A gente vai comemorar o Carnaval de 2021 e 2022 juntos. Se tudo der certo, a vacina está chegando aos pouquinhos. A gente torce para voltar a nossa rotina de foliões”, diz o organizador do Bloco dos Farinhas, Fernando Farinha.
O bloco é tradicional entre os moradores da Arne 14, antiga 108 Norte. Ao som das marchinhas, gente de todas as idades sai dançando atrás de um trio elétrico, ao redor da praça e ruas da quadra. A ideia do Carnaval foi de um homem que leva o nome do bloco, o Waldeck Moreira Farinha.
Bloco dos Farinhas planeja festa ainda maior em 2022
Reprodução
Este ano, ficou só a saudade. Fernando diz que se soubesse que em 2021 não iria ter Carnaval “seria mais um motivo para festejar. Eu ia falar: ‘seria impossível disso acontecer’. Ninguém iria acreditar, ainda mais a gente que vem de muitos anos fazendo o Carnaval, chamando as pessoas para se divertirem, em uma brincadeira saudável”.
Em Porto Nacional, a tradicional ‘Caçada da Buiúna’ não rolou também. Como diz a lenda, uma vez por ano, a cobra sai da toca atrás das músicas de Carnaval. O organizador Everton Dias Anddes diz que deve ser realizada uma live no mês de abril.
“Nós estamos nos preparando para, no mês de abril, fazer uma grande live. Vamos fazer de forma virtual, em função também da pandemia, com todos os protocolos de segurança, distanciamento, álcool em gel, uso de máscaras pelos figurantes. Vamos fazer uma live no centro histórico de Porto Nacional mostrando um pouco do que será o espetáculo ‘A Caçada da Buiúna e os Bonecos Gigantes’ no ano de 2022”, disse ele.
Organizadores planejam live da ‘Caçada da Buiuna’ no centro histórico de Porto Nacional
Reprodução
E o que dizer do Carnaval mais molhado do Tocantins? O Entrudo de Dianópolis, uma tradição do estado, que atrai gente do Brasil todo, e que sai às ruas molhando todo mundo. Esse ano vai ficar seco.
“Para o ano que vem, a gente vai vir mais forte, com um Carnaval melhor, mais animado. Até porque no nosso grupo existe um grande número de pessoas que trabalham na linha de frente de combate à Covid, tem médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas. Então, a gente está muito empenhado no combate à pandemia”, explicou o organizador Bloco dos Enxutos, Areolino Lustosa.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.