Painel mostra que menos de 500 moradores do Tocantins receberam a 2ª dose da vacina contra Covid


A plataforma da Secretaria de Saúde foi atualizada para separar o número de vacinados que recebeu apenas um dose dos que já tiveram a aplicação do reforço. Painel passou a mostrar quantas pessoas receberam segunda dose da vacina
Divulgação/Secretaria da Saúde
O Governo do Tocantins atualizou o ‘Vacinômetro’, painel que mostra como está a campanha de vacinação contra a Covid-19 no estado, nesta terça-feira (16). Agora, além do total de doses recebidas pela Secretaria de Estado da Saúde, enviadas aos municípios e aplicadas nos moradores, o portal mostra também quantas separa das doses são referente à primeira e a segunda aplicação.
Pelos dados desta terça, apenas 497 moradores receberam as duas doses de algum dos imunizantes contra a doença. O número de pessoas que receberam uma dose é de 28.849. O número total de doses aplicadas é 29.346.
Ainda segundo os dados do portal, o Tocantins já recebeu ao todo 106.500 doses da vacina, mas apenas 69.013 já foram entregues para as prefeituras. O motivo é que é necessário um intervalo entre as aplicações para que as vacinas sejam mais efetivas e por isso parte do estoque fica guardado com o governo estadual até que o morador possa receber a segunda dose.
O tempo de espera varia conforme o fabricante da vacina. No Tocantins o produto mais utilizado é a CoronaVac, do Instituto Butantan em parceria com a Sinovac. Esta vacina tem intervalo entre 21 e 28 duas para as aplicações.
A outra vacina utilizada, produzida pela Fiocruz em parceria com Oxford e AstraZeneca, tem intervalo mais longo, que pode ser de até três meses.
Os dados do ‘Vacinômetro’ são atualizados todos os dias conforme a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins centraliza os dados enviados pelos municípios. O portal ainda não tem a opção de filtrar a quantidade de doses aplicadas de acordo com o município de aplicação.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.