Governo do estado afirma que 10 cidades precisam recolher doses da vacina contra o coronavírus


Confira os municípios que não aparecem na lista da SES quem já retirou as doses. As vacinas que precisam ser retiradas fazem parte da segunda dose da primeira remessa e da primeira dose da terceira remessa. Vacina é aplicada em grupos prioritários
Lino Vargas/Prefeitura de Gurupi
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou que alguns municípios do Tocantins ainda precisam recolher imunizantes contra o coronavírus para aplicar em moradores de grupos prioritários. As vacinas que precisam ser retiradas fazem parte da segunda dose da primeira remessa e da primeira dose da terceira remessa. Dos 139 municípios, 10 não estavam na lista divulgada pela SES. Confira abaixo
As doses podem ser recolhidas pelas secretarias municipais de saúde em Palmas e em Araguaína.
O Governo do Estado informou que, por orientação do Ministério da Saúde, foi realizada reserva técnica de doses dos imunizantes para eventuais intercorrências e também retenção das segundas doses, que são entregues aos municípios entre o 16º e o 19º dia após a primeira aplicação. A segunda dose em quem já foi vacinado deve ser aplicada após 21 dias.
O Governo do Estado informou que das 106.500 doses de imunizantes que chegaram ao Tocantins, 69.013 foram distribuídas e 24.198 foram aplicadas até esta sexta-feira (12).
As pessoas que estão sendo imunizadas nesta primeira etapa fazem parte de grupos prioritários. São profissionais da saúde da linha de frente no combate ao coronavírus, idosos que vivem em abrigos, idosos com mais de 80 anos e indígenas aldeados.
Segundo o Governo do Estado, órgãos como o Tribunal de Contas, Ministério Público, Defensoria Pública e Associação Tocantinense dos Municípios tem orientado e cobrado dos secretários municipais de saúde a “eficiência, celeridade e transparência em relação à imunização”, informou a SES.
Cidades que não aparecem na lista de quem já retirou as doses
Chapada da Areia
Juarina
Lajeado
Luzinópolis
Monte Santo
Nova Rosalândia
Palmeirante
Palmeiras do Tocantins
Riachinho
São Bento do Tocantins
Os municípios de Pium e Lagoa da Confusão não devem fazer a retirada das doses em questão porque já possuem vacinas em estoque.
O que dizem os municípios
A prefeitura de Juarina informou que agendou para buscar as doses nesta segunda-feira (15). Já a prefeitura de Lajeado disse que optou por não fazer a retirada nesta sexta-feira (13) por questões de segurança e que irá recolher as doses na segunda pela manhã.
A prefeita de Monte Santo, Nezita (PSL) disse que o município deve fazer a retirada das doses neste domingo (14). A prefeitura de Luzinópolis informou que uma equipe esteve em Araguaína nesta sexta-feira (12) para buscar as doses, mas foi orientada a retornar na segunda-feira (15).
A Prefeitura de Riachinho informou que na próxima sexta-feira (19) vai pegar as doses que faltam para o município.
O G1 não conseguiu contato com as prefeituras de Chapada da Areia, Nova Rosalândia, Palmeirante, Palmeiras do Tocantins e São Bento do Tocantins.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.