Live de Carnaval animará criançada no Tocantins; festas foram canceladas em todo o estado por causa da Covid


Palhaço Batatinha Frita & Cia vai estar ao vivo, neste sábado (13), às 17h, no seu canal do Youtube. Municípios, onde a folia é tradicional, cancelaram a festa em decorrência da pandemia. Palhaço Batatinha Frita & Cia animará criançada durante live
Divulgação/Instagram
As festas de Carnaval foram canceladas em todo o estado por causa da Covid-19. Mas, vai ter festa em casa? Vai, sim senhor! O Palhaço Batatinha Frita & Cia fará live neste sábado (13) para animar a galera. A programação será transmitida pelo Youtube e terá sorteio de brindes, música, marchinhas e muitas brincadeiras.
A criançada e os adultos que quiserem participar e sorrir com as travessuras do Batatinha podem acessar o canal dele, às 17h, de qualquer lugar do estado. A programação é feita com o recurso da Lei Aldir Blanc, destinado a artistas de todo o país. As lives começaram no dia 6 de fevereiro e serão ao todo, seis eventos, com a temática de Carnaval e depois da Páscoa.
Na capital, a prefeitura disse que não haverá qualquer programação. No dia 29 de janeiro, o municípios publicou um decreto em que proíbe a realização de festas durante o período do carnaval em 2021. O texto se aplica tanto ao ‘Capital da Fé’, evento religioso que tradicionalmente é realizado pelo poder público, quanto as festas particulares. Retiros religiosos também não podem ocorrer.
Nas redes sociais, a prefeita informou ainda que não haverá ponto facultativo para os servidores públicos durante o período, que deverão trabalhar normalmente. O Governo do Tocantins afirmou também que não vai decretar ponto facultativo no carnaval de 2021. A decisão foi tomada para evitar aglomerações de pessoas e o aumento de casos do novo coronavírus.
A proibição vale entre os dias 12 a 16 de fevereiro. O decreto especifica que não será autorizada a realização de eventos em “clubes, espaços de festas, pousadas, hotéis, bares, restaurantes, flutuantes ou vias públicas”.
Palmas é a cidade com maior número de confirmações do Tocantins. Até esta sexta-feira (12), tinham sido registrados 25.781casos e 248 mortes, no total. Em todo o estado, são 106.495 diagnósticos e 1.447 óbitos.
Araguaína
Carnaval em Araguaína reúne milhares de pessoas todos os anos
Leila Mel/Ascom Prefeitura Araguaína
O Carnaval de 2020 na segunda maior cidade do Tocantins foi movimentado. Entre as atrações previstas estavam Cia do Calypso, Mariana Fagundes e Forró Anjo Azul. Foram cinco dias de festa, na avenida via Lago.
Mas, este ano, nada de folia. A prefeitura decidiu cancelar qualquer evento. O município decretou ponto facultativo na próxima segunda e terça-feira. As atividades voltam ao normal na quarta-feira.
De acordo com a prefeitura, o custo previsto para a folia de 2021 era superior a R$ 350 mil. O valor deve ser destinado para outros eventos e atividades esportivas. Em relação ao funcionamento do comércio, o diretor da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) Márcio Parente explica que a convenção coletiva firmada por sindicatos de diversas classes permite o trabalho durante os dias de Carnaval.
O município é o segundo estado com maior número de casos, com 20.270 diagnósticos e 260 mortes por Covid. Os dados se referem ao período de março até esta sexta-feira, conforme a Secretaria Estadual da Saúde.
Gurupi
Carnaval em Gurupi atrai foliões de todo o estado
Reprodução/TV Anhanguera
O Carnaval de Gurupi é famoso e atrai turistas de todo o canto. Todo ano, ocorre o concurso da rainha e do Rei Momo. Nos dias da folia, os blocos arrastam uma multidão. No ano passado, Babado Novo, além de Zé Ricardo e Thiago subiram ao palco.
Neste ano, foram proibidos eventos que causem aglomeração e qualquer atividade relacionada ao Carnaval em 2021.
A prefeitura decidiu decretar ponto facultativo nos dias 16 e 17 de fevereiro. Segundo o município, foi considerado tanto o recesso escolar, que inclui os dois dias, quanto a redução na demanda de serviços públicos não essenciais.
Até esta sexta-feira, o município registrou 5.943 casos e 87 mortes pela Covid-19.
Dianópolis
Carnaval em Dianópolis é conhecido pela animação
Divulgação/Prefeitura Dianópolis
A Prefeitura de Dianópolis, região sudeste do estado, publicou um decreto proibindo festas de Carnaval. Na segunda e terça-feira será ponto facultativo.
A folia no município é conhecida pelo grande número de blocos. O circuito é realizada tradicionalmente na Avenida 7 de Setembro, a partir da Praça Liberato Póvoa, no centro da cidade. No ano passado, nove blocos foram animados com vários artistas regionais. Subiram ao palco Jefferson Moraes e Batukerê.
A cidade registrou, desde março, 674 infectados e 10 mortes pela Covid-19, conforme boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde.
Porto Nacional
A famosa cobra boiuna é atração em bloco de rua de Porto Nacional
Divulgação
A prefeitura de Porto Nacional publicou um decreto que determina, no período de 12 a 16 de fevereiro, o cancelamento das festividades decorrentes de Carnaval, em ambiente público ou privado com o intuito de coibir aglomerações e minimizar a contaminação pela Covid-19.
O município disseque está programando um circuito cultura no mês que vem para beneficiar músicos impactados pelo decreto. Mas, não informou mais detalhes,
No município, um bloco de carnaval têm a tradição de desfilar pela cidade com a cobra Boiúna. A manifestação resgata a lenda da Boiúna, a serpente gigante conhecida como a mãe dos rios na Amazônia.
Em 2020, a festa foi animada, com shows de Barões da Pisadinha, Israel Novaes e a dupla sertaneja Diego e Arnaldo.
O município registrou, até esta sexta-feira, 3.980 casos e 69 mortes ocasionadas pelo novo coronavírus, conforme boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde.
Bloco das Piranhas em Xambioá reúne homens vestidos de mulheres
Reprodução/TV Anhanguera
Xambioá
Em Xambioá, norte do Tocantins, programações carnavalescas também estão proibidas. Na cidade, não terá este ano os tradicionais blocos de rua. O Bloco das Piranhas, por exemplo, que reúne homens vestidos de mulheres, tem cerca de 40 anos de história. O bloco dos Sujos, que sai pelas ruas sujando moradores da cidade, também tem mais de 40 anos.
A cidade já registrou, desde março, 2.836 casos e 17 óbitos pela Covid, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.