Aeroporto de Palmas terá movimento quase igual a 2020 no carnaval mesmo com festas canceladas


Infraero disse que total de passageiros deve diminuir apenas 2% na cidade, enquanto os terminais administrados pela empresa devem ter queda média de 45%. A capital e o governo do Tocantins cancelaram pontos facultativos. Fachada do aeroporto de Palmas
Procon/Divulgação
A Infraero divulgou a previsão de movimento nos aeroportos administrados pelo Governo Federal durante o carnaval de 2021. A expectativa é de uma redução média de 45% na comparação com o carnaval de 2020 por causa do cancelamento das festas em função da pandemia de Covid-19. Apesar disso, em Palmas o aeroporto deve registrar movimento praticamente idêntico ao do ano passado, com queda de apenas 2%.
Segundo a Infraero, no carnaval de 2020 o terminal recebeu 70 pousos e decolagens e movimentou 8.436 passageiros. Em 2021, a expectativa de acordo com as passagens já vendidas pelas companhias aéreas é de 72 voos que devem movimentar 8.301 pessoas. O aumento no número de voo se explica pela criação de uma nova rota, para Salvador, em dezembro de 2020.
Em todo o país a Infraero administra 32 aeroportos e o resultado esperado para Palmas é o segundo melhor de todo o país. O aeroporto de Porto Velho (RO) é o único em que é esperado um aumento no número de passageiros. A maior queda deve ser a do terminal de Foz do Iguaçu (PR), com 72% de redução.
No Tocantins os eventos carnavalescos também foram cancelados. A Prefeitura de Palmas e o Governo do Tocantins já confirmaram que não haverá ponto facultativo para servidores públicos e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da capital emitiu nota orientando os comerciantes a abrir normalmente no período carnavalesco.
Apesar disso, o fluxo de turistas deve se manter constante justamente pela vocação do Tocantins para o ecoturismo. As visitas ao Parque Estadual do Jalapão, principal atração do estado, estão autorizadas desde que com agendamento prévio e acompanhamento por guias. Nesta quarta-feira (10) a Agência de Turismo do Tocantins informou que não haverá alteração nas medidas de prevenção durante o carnaval.
A Infraero orientou os passageiros que vão viajar no período que cheguem ao aeroporto com antecedência mínima de 1h30. Em terminais em que há voos internacionais, o que não é o caso de Palmas, a antecedência recomentada é de pelo menos três horas. O uso de máscaras em todos os aeroportos brasileiros é obrigatório, assim como dentro dos aviões.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.