Três semanas após receber primeiras doses, Tocantins chega a 1% da população vacinada


O estado já recebeu mais de 100 mil doses de vacinas contra a Covid-19, mas até o momento aplicou apenas 18.048. Vacina chegaram ao Tocantins no dia 18 de janeiro
Reprodução/TV Anhanguera
A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES) atualizou na noite desta terça-feira (9) o ‘vacinômetro’, portal que mostra a quantidade de tocantinenses que receberam a primeira dose de alguma das vacinas contra a Covid-19. Os dados indicam que 18.048 aplicações foram realizadas nos 139 municípios desde o começo da campanha.
Com isso, o estado chega a 1,13% da população vacinada. Pela projeção mais recente do IBGE, de 2020, o Tocantins tem 1.590.248 moradores.
O Tocantins é um dos últimos estados brasileiros a atingir 1% de habitantes vacinados, segundo os dados compilados pelo consórcio nacional de veículos de imprensa. No começo da tarde, apenas o Pará acompanhava o Tocantins na lista de estados que não tinham ultrapassado a marca.
O Tocantins recebeu as primeiras doses de vacinas há mais de três semanas. No dia 18 de janeiro chegou o carregamento com 44 mil doses da CoronaVac. Desde então, mais de 100 mil doses foram entregues ao estado, mas até o momento, segundo o ‘vacinômetro’, apenas 33.687 doses foram distribuídas aos municípios.
O Governo do Tocantins informou em diversas ocasiões que a responsabilidade da aplicação das doses é dos municípios. A lentidão na imunização é acompanhada com preocupação pelos órgãos de fiscalização, que aponta que algumas prefeituras levam dias para fazer a retirada das remessas.
Atualmente o Tocantins trabalha com duas vacinas contra a doença: a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac e a vacina produzida pela Fiocruz em parceria com a Universidade de Oxford e a AstraZeneca.
Os municípios do Tocantins ainda estão aplicando as primeiras doses, em nenhuma das cidades foi feita a segunda aplicação até o momento.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.