Bueiros abertos em vários pontos de Palmas podem causar acidentes graves


Na última semana um idoso morreu após cair dentro de um bueiro sem tampa. Bueiros destampados estão espalhados na capital; problema pode causar graves acidentes
É comum ver bueiros abertos e sem nenhuma proteção espalhados pela capital, mas um buraco aberto pode causar acidentes graves. Em vários pontos da cidade, o que era para ser um benefício acaba expondo moradores ao perigo. Na última sexta-feira (5) um idoso morreu após cair dentro de uma galeria pluvial sem tampa. (Veja o vídeo)
As galerias destampadas estão por toda parte. Na região norte de Palmas um dos bueiros abertos fica na avenida NS-15. O trecho é muito utilizado por ciclistas para a prática de atividades físicas e o buraco pode se tornar uma armadilha.
Alexandre Guerreiro é especialista em gestão e segurança no trânsito. Ele explica que, por segurança, todos os buracos devem estar fechados “Pode representar sim um perigo, principalmente para os pedestres e ciclistas. Onde não houver calçada ou ciclovia adequada, ele vai usar a pista, então pode representar um perigo a essas pessoas”, disse.
Bueiros abertos apresentam risco para pedestres em Palmas
Reprodução/TV Anhanguera
A situação se repete na região sul, para a preocupação de pais que têm crianças pequenas. O autônomo César Filho tem um filho pequeno e se preocupa com a situação. O buraco na porta da casa dele vai fazer aniversário de dois meses. Até o galho colocado pelos moradores para sinalizar o problema acabou sendo engolido pela erosão.
“A gente já entrou em contato com o Resolve Palmas, ligamos e fomos lá. Eles falaram que iam mandar alguém aqui para resolver o problema, mas até agora não veio ninguém”, conta.
O problema não é exclusividade da capital. Em Porto Nacional, cidade vizinha de Palmas, os moradores sinalizaram com um pneu de tratos o bueiro aberto no meio de um cruzamento que dá acesso ao campus da UFT. O problema já dura um mês no local.
A Prefeitura de Palmas não informou quando os bueiros mostrados na reportagem devem ser fechados, disse apenas que são feitas vistorias e limpezas nas bocas de lobo construídas pelo município ou nos loteamentos aprovados. A gestão disse ainda que os moradores podem entrar em contato pelo telefone 3212-7404. A Prefeitura de Porto Nacional ainda não se manifestou.
Bueiros abertos estão espalhados pela capital
Reprodução/TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.