Na última semana um idoso morreu após cair dentro de um bueiro sem tampa. Bueiros destampados estão espalhados na capital; problema pode causar graves acidentes
É comum ver bueiros abertos e sem nenhuma proteção espalhados pela capital, mas um buraco aberto pode causar acidentes graves. Em vários pontos da cidade, o que era para ser um benefício acaba expondo moradores ao perigo. Na última sexta-feira (5) um idoso morreu após cair dentro de uma galeria pluvial sem tampa. (Veja o vídeo)
As galerias destampadas estão por toda parte. Na região norte de Palmas um dos bueiros abertos fica na avenida NS-15. O trecho é muito utilizado por ciclistas para a prática de atividades físicas e o buraco pode se tornar uma armadilha.
Alexandre Guerreiro é especialista em gestão e segurança no trânsito. Ele explica que, por segurança, todos os buracos devem estar fechados “Pode representar sim um perigo, principalmente para os pedestres e ciclistas. Onde não houver calçada ou ciclovia adequada, ele vai usar a pista, então pode representar um perigo a essas pessoas”, disse.
Bueiros abertos apresentam risco para pedestres em Palmas
Reprodução/TV Anhanguera
A situação se repete na região sul, para a preocupação de pais que têm crianças pequenas. O autônomo César Filho tem um filho pequeno e se preocupa com a situação. O buraco na porta da casa dele vai fazer aniversário de dois meses. Até o galho colocado pelos moradores para sinalizar o problema acabou sendo engolido pela erosão.
“A gente já entrou em contato com o Resolve Palmas, ligamos e fomos lá. Eles falaram que iam mandar alguém aqui para resolver o problema, mas até agora não veio ninguém”, conta.
O problema não é exclusividade da capital. Em Porto Nacional, cidade vizinha de Palmas, os moradores sinalizaram com um pneu de tratos o bueiro aberto no meio de um cruzamento que dá acesso ao campus da UFT. O problema já dura um mês no local.
A Prefeitura de Palmas não informou quando os bueiros mostrados na reportagem devem ser fechados, disse apenas que são feitas vistorias e limpezas nas bocas de lobo construídas pelo município ou nos loteamentos aprovados. A gestão disse ainda que os moradores podem entrar em contato pelo telefone 3212-7404. A Prefeitura de Porto Nacional ainda não se manifestou.
Bueiros abertos estão espalhados pela capital
Reprodução/TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.
Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins