Com 77,2% de abstenção, Tocantins é o estado com maior número de ausentes no segundo dia do Enem digital


Dos 968 candidatos inscritos, só 221compareceram aos locais de prova e 747 faltaram. Enem digital teve 77,2% de abstenção no Tocantins
Letícia Queiroz/G1
A taxa de abstenção do segundo dia de provas do Enem digital no Tocantins foi de 77,2%. O percentual foi o maior do Brasil e ficou acima da média nacional (71,3%). Conforme os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos 968 candidatos inscritos do estado, 747 estudantes faltaram e só 221 foram aos locais de provas neste domingo (7º).
O número de ausentes foi maior que no primeiro dia, quando candidatos enfrentaram falhas técnicas em pelo menos três locais de provas. Na época a abstenção foi de 58,1%.
Neste domingo (7) foram aplicadas provas de matemática e de ciências da natureza. Quem teve problemas logísticos ou não pôde fazer por ter sido diagnosticado com o novo coronavírus terá direito a reaplicação. Veja as datas abaixo.
É a primeira vez que o exame nacional tem uma aplicação digital. No Tocantins as provas neste formato só foram aplicadas na capital em 11 locais de provas. Ao todo, 42 laboratórios com computadores estavam disponíveis para os candidatos.
O Inep afirma que o modelo digital é piloto e deve ser implantado gradativamente. A meta é que o Enem seja 100% digital em todo o Brasil no prazo de 5 anos.
Próximas datas do Enem digital
8 a 12 de fevereiro: pedidos de reaplicação para quem teve problemas logísticos ou tiveram diagnóstico de Covid
10 de fevereiro: divulgação dos gabaritos
23 e 24 de fevereiro: reaplicação
29 de março: resultados
A versão impressa do Enem 2020 foi realizada em 17 e 24 de janeiro e no Tocantins os índices de abstenção foram de 54,4% no primeiro dia e 58,7% no segundo, ficando acima da média nacional nas duas etapas.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.