Colinas do Tocantins inicia vacinação antirrábica em cães e gatos da zona rural


Núcleo de Controle de Zoonose fará busca ativa dos animais nas residências. Gatos e gatos devem ser vacinados contra a raiva
TV Globo/Reprodução
A campanha de vacinação antirrábica começa nesta segunda-feira (8) em Colinas do Tocantins. De acordo com a Prefeitura, a imunização de cães e gatos vai ser iniciada pela zona rural do município. Só após a primeira etapa é que os animais da área urbana serão vacinados.
A Secretaria de Saúde informou que profissionais do Núcleo de Controle de Zoonose farão busca ativa dos animais nas residências da zona rural.
Devem ser vacinados, anualmente, todos os cães e gatos que tiverem três meses ou mais.
A doença
A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus que acomete o sistema nervoso central do hospedeiro, sendo transmitido através da mordida, lambida ou ferida de um animal infectado. Por isso, a vacinação de animais domésticos, a partir dos três meses, é de grande importância para o controle da zoonose.
De acordo com as autoridades de saúde, sintomas como dor no local vacinado, febre e comportamento mais quieto podem ocorrer até 36 horas após a aplicação da dose.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.