Píeres da praia da Graciosa são bloqueados com manilhas pela prefeitura


Uso da área tinha sido proibido em março de 2020, mas a medida vinha sendo amplamente desrespeitada. Gestão disse que vai colocar terra dentro das manilhas na segunda-feira (8). Acessos aos píeres foram bloqueados com manilhas
Divulgação/Seisp Palmas
A Prefeitura de Palmas bloqueou com manilhas de concreto os acessos aos píeres 1 e 2 da praia da Graciosa. Os locais são usados para embarque e desembarque em barcos, lanchas e flutuantes que navegam pelo lago de Palmas. O município informou que a medida é para evitar aglomerações e que vai colocar terra dentro das manilhas na próxima segunda-feira (8) para impedir que elas sejam deslocadas.
O uso dos dois píeres está proibido por decreto desde março de 2020, por causa da pandemia de Covid-19. A regra vinha sendo amplamente desrespeitada pela população, com flagrantes de barcos e flutuantes lotados sendo comuns aos fins de semana.
A Diretoria de Fiscalização Urbana da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviços Públicos (Sedusr) informou que vai intensificar as ações de combate ao novo coronavírus nos pontos mais propícios a gerar aglomerações.
Locais vão ficar fechados por tempo indeterminado
Divulgação/Seisp Palmas
A decisão de usar as manilhas foi criticada pela associação de que representa os proprietários e operadores de Flutuantes. A organização disse considerar a medida um abuso de poder e uma invasão de competência, já que a fiscalização do lago seria de responsabilidade do Governo Federal. A prefeitura respondeu afirmando que os píeres estão sob a jurisdição municipal.
A prefeitura também divulgou número para que a população denuncie o desrespeito às regras:
Disque Zap Coronavírus da Saúde: (63) 3218-5643/5458 (telefone e whatsapp)
Guarda Metropolitana de Palmas (GMP): 153 ou 190
Ouvidoria Municipal: 0800 64 64 156
Esta não é a primeira vez que a praia da Graciosa tem bloqueios por causa da pandemia. Em maio de 2020 fiscais de trânsito bloquearam as ruas que dão acesso ao local. Pelo texto atual, é permitida a circulação nas calçadas, mas o uso da faixa de areia da praia está suspenso por tempo indeterminado.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.