Tocantins registra três casos de raiva animal em apenas um mês e governo pede que produtores reforcem vacinação


Em todo o ano passado o estado teve apenas sete casos confirmados da doença. Vacina é aplicada em duas doses com intervalo de 30 dias entre elas. Tocantins já registrou três casos de raiva em 2021
Dilfino Miranda/Governo do Tocantins
O Tocantins registrou três casos de raiva animal desde o começo de 2021. O número chamou a atenção da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), já que em 2020 inteiro o estado teve apenas sete casos confirmados da doença. O Governo do Tocantins emitiu um alerta nesta sexta-feira (5), pedindo que os produtores rurais reforcem a vacinação dos rebanhos.
A raiva é uma doença que pode contaminar animais como bois, cavalos, porcos, cabras e ovelhas, além de seres humanos. O estado teve no último anos uma queda acentuada na quantidade de registros da doença, já que em 2019 tinha tido mais de 20 casos confirmados.
A vacinação não é obrigatória, mas os técnicos da Adapec afirmam que se trata de uma questão de saúde pública. Os rebanhos considerados livres de doenças como a raiva costumam ser mais valorizados e conseguir melhores condições no mercado.
“Precisamos da consciência de todos os criadores para que possamos evitar a disseminação de uma doença que causa grandes prejuízos econômicos e que pode ser transmitida ao homem”, disse o presidente da Adapec, Paulo Lima.
No ano passado foram vacinados aproximadamente 3,5 milhões de animais. Para quem vai usar a vacina pela primeira vez é importante lembrar que para funcionar o medicamento precisa ser aplicado em duas doses, com o intervalo de 30 dias entre elas.
Os produtores que suspeitarem da presença da doença na propriedade devem alertar a Adapec pelo telefone 0800 063 1122. Uma das principais medidas de prevenção é o controle da população de morcegos hematófagos, que são os principais transmissores da raiva. Em 2020, um total de 668 morcegos desta espécie foram capturados para tratamento, que consiste na aplicação da pasta vampiricida com o intuito de provocar a eliminação de outros da mesma espécie.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Leia matéria na íntegra no Portal G1 Tocantins

reporter1

Repórter 1 é um agregador de notícias, um robô que captura automaticamente posts em sites, blogs e grandes portais, economizando seu tempo. Aqui você encontra o caminho mais curto para informações e opiniões relevantes que estão na internet.